A Xiaomi já começou a testar a versão beta do Android Q na China para os utilizadores. Isto indica-nos que a versão global do mesmo sistema deverá chegar em breve.
Contudo, não chegará apenas para os Mi 9. Como é habitual, serão alguns os equipamentos a receber a nova atualização Android e o Android Q, já disponível em beta nos Pixel, deverá chegar de forma oficial e com um nome definido já nos próximos meses.
Smartphones topo de gama serão o foco da Xiaomi
Assim sendo, sabemos que os smartphones de topo serão os primeiros a ser atualizados para o novo sistema. Ainda assim, espera-se que mais equipamentos recebam a atualização para o Android Q. Só que não tão cedo.
Até ao final 3º trimestre de 2019 acredita-se que estes equipamentos já tenham a atualização do Android Q disponível para utilização:
- Xiaomi Mi 9,
- Mi 8,
- Mi 8 Pro,
- Mi 8 Edição Transparente,
- Mi Mix 3,
- Mi Mix 2s,
- Mi 9 SE,
- Mi 9T
- Mi CC9 (deverão ser Android One como Mi A3 e receber atualização da Google)
O Android Q e os Redmi
O Redmi K20 e K20 Pro (também conhecidos por Mi 9T e Mi 9T Pro) deverão ser os primeiros a receber esta atualização. Espera-se que o Redmi K20 e K20 Pro tenham o update ao mesmo tempo do Mi 9T e Mi 9T Pro. Afinal de contas são o mesmo smartphone com nomes diferentes.
Contudo, todos os outros Redmi e os smartphones não mencionados acima da Xiaomi, deverão receber apenas a atualização em 2020. A marca chinesa de smartphones não costuma desapontar no lançamento de atualizações, porém, a recente retirada de "não topo de gama" das versões beta dos novos Android está a assustar os utilizadores.
Editores 4gnews recomendam:
- Pagar com a cara? Só se tiver filtros! AliPay revoluciona pagamentos na China
- Mi A3: certificação revela smartphone com câmara de 48 megapixeis
- Asus ROG Phone 2 chega oficialmente a 23 de julho. Conhece os detalhes