Se utilizas com regularidade o Google Chrome, é possível que tenhas algumas extensões. É certo que algumas te ajudam a ter uma experiência melhor, mas há outras que tornam a performance do teu browser mais lenta.
Posto isto, a equipa do DebugBear fez um estudo acerca de 5 000 extensões associadas ao Chrome. O objetivo foi ver o impacto que estas têm, principalmente em termos de velocidade.
A lentidão depende da forma como os dados são processados
Como refere a Tech Radar, os resultados permitiram tirar algumas conclusões. Ao que tudo indica, há algumas extensões que fazem com que o tempo de carregamento seja muito superior.
Aparentemente, isso depende da forma como os dados são processados. Como explica a DebugBear, todas as extensões que processam dados “antes da renderização de uma página terão um impacto muito pior na experiência do usuário”.
Na prática, isto significa que, de um modo geral, as VPNs são frequentemente causadoras de atrasos. Para além disso, ainda se destacam extensões como Trancy AI Subtitles ou Klarna Pay Later.
Em adição a isso, os especialistas também denotaram que as extensões que executam código “após o carregamento da página” podem ter um impacto significativo no Chrome.
A publicidade aumenta o carregamento
Um dos exemplos que é dado é o Monica AI Assistant. Supostamente, este adiciona “1,3 segundos de tempo de processamento”. No entanto, também prejudica em termos de carregamento da página.
Outro exemplo dado pela Tech Radar é o Avira Password Manager. Pelos vistos, este atrasa 160 milissegundos ao clicar em qualquer conteúdo. Ainda que os números sejam reduzidos, o tempo de espera vai sempre aumentando a cada clique.
A publicidade em excesso tende a causar lentidão no browser. Tanto assim é que, segundo o DebugBear, alguns sites com muitos anúncios tendem a demorar 57 segundos em tempo de processamento da CPU.