Já se sabe o ranking das marcas que venderam mais fones bluetooth no mundo no primeiro trimestre de 2024. Na categoria dos auriculares TWS (True Wireless Stereo), o topo da pirâmide continua a ser ocupado pela Apple, de acordo com os dados da Canalys.
Em termos de percentagem de vendas, a marca fundada por Steve Jobs continua a liderar com um share de 25%. Ainda assim, importa destacar que, no top 5, foi a única que desceu em termos de crescimento anual. A descida foi de 8%.
A Xiaomi tem crescido a pique neste setor
Imediatamente abaixo na classificação, aparece a Xiaomi. A marca chinesa vem numa onda de crescimento e apresenta uma taxa de crescimento anual de 61%. Apesar disso, encontra-se bem longe da Apple, com um share de 8%.
Enquanto uns sobem, outros descem. É precisamente esse o caso da Samsung, que ocupa o terceiro posto. A marca sul-coreana regista exatamente o mesmo share da Xiaomi (8%). O problema é que o crescimento é entre 7 a 8 vezes inferior ao da Xiaomi.
Não é propriamente arriscado dizer que os resultados não foram muito satisfatórios para a Samsung. A empresa baixou de posição neste top 5 relativo ao primeiro trimestre de 2024 e já começa a ser “perseguida” pela boAt.
Das empresas que se encontra neste top 5, é a menos conhecida de todas, mas nem por isso tem baixado de posição. Com uma taxa de crescimento anual de 7%, mais do dobro da Samsung, conta com um share de 5% que começa a “morder os calcanhares” à empresa sul-coreana.
A fechar este lote de empresas que mais fones bluetooth vendem, ainda há lugar a destaque para a Huawei. Recorde-se que a Huawei, anteriormente, não constava nesta lista.
Na China, a Apple não lidera
Contudo, um crescimento de 13% fez com que a marca chinesa subisse na tabela classificativa com um share de 3%. Ainda assim, é curioso comparar o panorama global com o que acontece na China
Em terras chinesas, é notório o crescimento da Xiaomi e a queda da Apple. O top 5 é composto, respetivamente, por Xiaomi (20%), Apple (13%), Huawei (12%), Edifier (11%) e Baseus (9%), com base no relatório da Canalys.
Ao que parece, as marcas da China estão a crescer neste setor e prometem continuar a fazê-lo. Resta-nos esperar pelo relatório do segundo trimestre de 2024, para ver se foi um mero acaso ou se é mesmo uma tendência.