Descoberto problema de segurança que afeta dezenas de smartphones Android baratos

Carlos Oliveira
Comentar

O mercado Android é constantemente confrontado com a descoberta de vulnerabilidades de segurança. Infelizmente, ficamos agora a saber de um novo caso desses graças à empresa de segurança Krytowire.

Segundo as conclusões desta agência de segurança, há uma falha de segurança a afetar dezenas de equipamentos acessíveis. A culpa é de uma aplicação que vem instalada por defeito em qualquer equipamento com o chip Unisoc SC9863A.

Chip da Unisonic traz aplicação sem protocolos de segurança

Como referido, o problema agora descoberto afeta apenas os equipamentos que utilizam este componente na Unisoc. Poderás encontrar a lista completa dos modelos afetados aqui, mas aviso já que se tratam de modelos de gama de entrada.

Android

Aquilo que causa o problema é uma aplicação que vem instalada por defeito em todos os smartphones que usem o chip Unisoc SC9863A. Esta app não traz os devidos protocolos de segurança, representando uma porta aberta para os meliantes.

A exploração desta vulnerabilidade pode conceder aos hackers o acesso a várias informações presentes no teu smartphone. Estas incluem registos de sistema, contactos, mensagens e outras informações sensíveis.

Em casos mais extremos, os invasores poderão comprometer a viabilidade do smartphone e transformá-lo num pisa papéis. Tudo isto sem que o proprietário do equipamento dê conta do que se passa.

Embora esta informação só tenha chegado a público agora, a sua descoberta não é recente. A Kryptowire já comunicou esta vulnerabilidade à Unisoc em dezembro passado.

Fica, no entanto, por esclarecer de que forma conseguem os hackers explorar esta vulnerabilidade. Também não sabemos se uma solução já está a ser desenvolvida pela Unisoc para colmatar esta falha de segurança.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.