Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Descoberto asteroide que pode atingir a Terra daqui a alguns anos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A ESA – Agência Espacial Europeia – descobriu um asteroide capaz de atingir a Terra. Mas para já não há motivo para preocupações, uma vez que as hipóteses de colisão são reduzidas, cerca de 1,2%, e a acontecer só será em 2032.

Descoberto em dezembro de 2024 e seguido desde então

imagem de um asteroide
Imagem de um asteroide captada pela ESA Crédito@ESA

Foi no final de dezembro do ano passado que a ESA descobriu esta asteroide, agora conhecido por 2024 YR4. A autoridade espacial europeia estima que tenha entre 40 a 100 metros de largura e que esteja, neste momento, a uma distância de 43 milhões de quilómetros.

A descoberta foi feita pelo telescópio Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System, posicionado em Río Hurtado, no Chile, e desde então tem sido sempre seguido pelas autoridades competentes.

Atualmente, o 2024 YR4 está na lista de risco da ESA, mas a agência europeia avalia que o risco de impacto é reduzido, mais concretamente de apenas 1,2%. Ainda assim, a ESA apontou para o dia 22 de dezembro de 2032 para uma potencial colisão.

Cenários cinematográficos à parte, os astrónomos têm vindo a recorrer a vários telescópios espalhados por todo o mundo para recolher novos dados que podem fornecer uma maior e também melhor compreensão da trajetória e do tamanho deste asteroide.

O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) da NASA já veio confirmar as estimativas da Agência Espacial Europeia, o que significa que o risco se mantém baixo.

Ainda para mais quando, regra geral, a probabilidade de impacto de um asteroide começa por aumentar, antes de cair para zero, depois de mais observações e dados recolhidos, esclareceu já a ESA.

É, portanto, provável que, nos próximos meses, este asteroide comece a desaparecer da vista e da trajetória da Terra. Mas a ESA já garantiu que vai continuar a monitorizar a situação e a coordenar observações adicionais com os telescópios mais potentes do mundo, nos quais está incluído o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, posicionado no Chile.

Para fazeres as tuas próprias observações, aproveita esta promoção da Amazon Espanha.

Telescópio Meezaa
122,00 €Amazon.es
182,97 €-33%
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt