Lineage OS: Descarrega a ROM oficial para o Moto G4 e outros Android's

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Foi no dia 31 de dezembro que nos despedimos definitivamente da CyanogenMod. Um vazio que deixou muitos utilizadores de Android com o coração pesado. Contudo, quando se fecha uma janela, abre-se uma porta e foi mesmo isso que aconteceu. Escassas horas após o fim da Cyanogen surgia a LineageOS que já podes descarregar para os Nexus, Moto G4 e muitos mais Android's!

Vê também: Lineage OS - Sem “Root”, mais segura e disponível para o teu Android

A Lineage OS é um sistema operativo de fonte-aberta (open-source) para dispositivos Android (smartphone, tablets e afins). Representando a continuação da Cyanogen OS, este novo projeto manterá a comunidade que sustentava a sua antecessora, produzindo novos ROM's com particular foco na segurança e versatilidade. As ROM's da LineageOS já deviam estar disponíveis ontem mas existem sempre contratempos e hoje, segunda-feira, vemos finalmente as primeiras ROM's prontas para download.

Os primeiros smartphones Android a receber este novo software são os Google Nexus, o Motorola Moto G4 e muitos outros abaixo referidos.

Motorola Moto G4 e Moto G4 Plus são alguns dos primeiros a receber a Lineage OS

As primeiras compilações de software (builds) já estão disponíveis para o Motorola Moto G4 Plus, Moto G4, Huawei Nexus 6P, LG Nexus 5X, Redmi 1s e para o Nextbit Robin. Esta lista crescerá consideravelmente durante os próximos dias, isso é certo.

A Lineage OS 14.1 é baseada no Android 7.1.1 Nougat, a mais recente versão do sistema operativo da Google e possui o mesmo número de build que a CyanogenMod. Em seguida deixo-te com a lista de equipamentos já com ROM's oficiais disponíveis e respetivo link para download.

  • Moto G4 Plus e Moto G4: Download
  • Huawei Nexus 6P: Download
  • LG Nexus 5X: Download
  • Nextbit Robin: Download
  • Xiaomi Redmi 1s: Download

Apesar de a lista ainda não ser muito extensa, nos próximos dias surgirão novas builds portanto mantém-te atento ao nosso site, serás sempre o primeiro a receber atualizações. Em alternativa podes ir consultando a página de descargas da própria Lineage OS.

Talvez queiras ver:

HTC Halfbeak: Smartwatch da HTC mostrado em mais fotografias

Noruega abandonará o Windows Phone, Android será o novo rumo!

Samsung não apresentará o Samsung Galaxy S8 na MWC17

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.