Desbloquear o iPhone com o coração? A Apple diz que sim

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Desbloquear o smartphone através do reconhecimento facial parece ser algo demasiado comum para a Apple. Agora, a empresa de Tim Cook quer ir mais longe e utilizar um órgão vital para dar acesso ao ecrã inicial.

Sim, no futuro, o iPhone pode ser desbloqueado pelo batimento cardíaco do teu coração e nós explicamos-te tudo.

Novo método para desbloquear vai buscar capacidades ao Apple Watch

iPhone 15 Pro
Não se sabe qual a geração do iPhone que vai utilizar o novo método de desbloqueio de ecrã com o batimento cardíaco Crédito@Apple

Esta revelação foi feita pelo site Apple Insider que descobriu uma nova patente pedida pela Apple que, entretanto, já foi aprovada. De acordo com a documentação apresentada na patente, o novo método para desbloquear vai aproveitar a capacidade do Apple Watch para monitorização do batimento cardíaco.

Tal como acontece com as impressões digitais, o batimento cardíaco de cada pessoa é único. E a Apple quer usar essa identificação exclusiva dos padrões cardíacos como chave para desbloquear o seu smartphone.

Na prática, a leitura do batimento cardíaco vai continuar a ser feita pelo Apple Watch que, graças a esta nova tecnologia, vai ficar apto a desbloquear o iPhone e até outros dispositivos da marca.

Recorde-se que, atualmente, o Apple Watch pode já ter acesso a outros dispositivos Apple, mas é sempre necessário inserir uma palavra-chave. Com a tecnologia mostrada na patente, deixava de ser necessário a introdução desta palavra-chave.

Existem vantagens neste método. Não só este será um sistema de autenticação mais seguro que o reconhecimento facial ou de impressões digitais, como também é mais rápido a desbloquear.

iPhone pode também vir a ler o batimento cardíaco

Mas parece que a Apple quer dotar o iPhone também com a capacidade de leitura do batimento cardíaco para que o utilizador possa desbloquear o ecrã no próprio smartphone.

Ao que tudo indica, a nova tecnologia pode vir a transformar o exterior do iPhone em toda uma superfície de monitorização do ritmo cardíaco.

Desta forma, será possível desbloquear o terminal, ao segurar neste. Simples, rápido e veremos, no futuro, se eficaz e funcional.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt