Depois do apagão, Instagram quer alertar utilizadores para falhas de serviço

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, o Instagram está a testar uma funcionalidade que notifica os utilizadores sobre falhas no serviço.

A informação foi confirmada pela aplicação que ressalva que nem todas as interrupções vão ser alvo de alerta.

Alertas de falhas no Instagram vão surgir no feed de atividade dos utilizadores

Depois de o Instagram ter sofrido duas interrupções abruptas no seu serviço, sendo que uma destas levou a um corte de seis horas, eis que a aplicação está a testar uma nova forma de alertar os utilizadores para este tipo de falhas.

De acordo com o Instagram, os alertas podem vir a ser exibidos no feed de atividade dos utilizadores. Mais concretamente, este tipo de aviso vai servir para informar os utilizadores de problemas que podem estar a ocorrer na plataforma, relacionados com upload de conteúdos ou, tal como aconteceu, com falha graves no serviço.

A nova funcionalidade foi anunciada pela própria aplicação que afirmou que com esta iniciativa pretende dar respostas aos utilizadores, quando estes "ficam confusos" e que, em simultâneo, quer informá-los sobre os problemas técnicos que a aplicação pode enfrentar.

No entanto, o Instagram adianta também que nem todas as interrupções vão ser comunicadas aos utilizadores. A aplicação só irá enviar notificações quando considerar que essas falhas podem provocar uma confusão generalizada. Ainda de acordo com a aplicação, o recurso está agora a ser testado nos EUA.

Instagram está a desenvolver a nova secção Account Status

O Instagram aproveitou ainda a ocasião para informar os utilizadores de que está também a trabalhar numa nova secção, o Account Status. aqui, os utilizadores podem encontrar informações detalhadas sobre a razão pela qual a sua conta foi suspensa ou uma publicação foi removida.

Mais: se o utilizador considerar que as razões apresentadas não são válidas, pode pedir uma revisão da decisão.
O Instagram adiantou também que planeia dar mais funcionalidades a esta nova secção nos próximos meses. Por exemplo, informar os utilizadores sobre a forma como o seu conteúdo está a ser distribuído e recomendado dentro da aplicação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Drive pode ter más notícias para utilizadores do WhatsApp
  • Google Chrome para Android com novo recurso crucial para utilizadores
  • OPPO adianta-se à Samsung e Xiaomi na adoção do Android 12 com a ColorOS 12
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt