Depois de ter superado o iPhone na China, Huawei tem planos ambiciosos para a sua loja de apps

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O sucesso que a Huawei tem atualmente no mercado chinês que a levou, inclusive, a superar as vendas do iPhone da Apple, podem levar a marca chinesa a reformular os planos para a sua loja de aplicações.

Circulam rumores de que a Huawei pode vir a cobrar uma taxa de 20% aos programadores na sua loja de apps.

Fonte oficial desmente rumor

Huawei Pura 70 Ultra
O Pura 70 Ultra, um dos mais recentes lançamentos da Huawei, está a registar boas vendas no mercado chinês Crédito@MónicaMarques/4gnews

A notícia chega através do site Business Times que cita fontes ligadas ao processo, mas, entretanto, um representante da própria Huawei veio já desmentir que a marca esteja em conversações com os programadores para passar a cobrar uma taxa de 20% em todos os pagamentos feitos através da loja de apps.

Mas ainda que a Huawei passasse a cobrar este valor, está longe de se equiparar às suas rivais. De acordo com as informações divulgadas, a Google e a Apple cobram uma taxa de 30% em todos os pagamentos feitos nas suas lojas de apps para assinatura de jogos, filmes, séries, músicas ou aplicações.

No mercado chinês, a Xiaomi vai ainda mais longe e chega a cobrar uma taxa de 50% no que respeita à aquisição de jogos, avança o Business Times.

O sucesso da Huawei começou a ser trilhado com o lançamento do Mate 60 Pro no mercado chinês. Este lançamento terá ajudado a marca chinesa a aumentar o seu lucro líquido nuns impressionantes 564% no primeiro trimestre do ano.

Melhor: de acordo com dados divulgados pela empresa Counterpoint Research e pela agência de notícias Bloomberg, o sistema operativo HarmonyOS ultrapassou o iOS da Apple em participação de mercado na China.

Entretanto, o sucesso parece continuar com a mais recente série Huawei Pura 70 a registar bons resultados no mercado chinês. Tudo junto pode levar a Huawei a considerar alterar algumas regras na sua loja de apps, ainda que essas alterações possam chegar mais tarde e não já no imediato.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt