Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Deixei-me conquistar pelos fones de design aberto e as razões são estas

Os fones de design aberto primeiro estranham-se e depois entranham-se. O formato é mais prático e funcional do que esperado. Têm também várias vantagens. Eu fiquei fã e as razões são estas.

Huawei FreeClip 2 com caixa
Huawei FreeClip 2

Sempre que experimentei fones de design aberto a primeira impressão era de ceticismo. Será que este auricular “pendurado” sobre o ouvido vai proporcionar-me uma boa sessão de som? E será que não cai? E o barulho exterior, vai ser demasiado intrusivo? Bem, respondi a todas estas perguntas de uma forma positiva e posso dizer que atualmente uso este tipo de fones todos os dias.

A qualidade do som

Comecemos pelo óbvio, a qualidade do som. Aqui depende mais da tecnologia integrada nos auriculares do que propriamente no facto de estarem “pendurados” sobre o ouvido. Se os drivers e toda a tecnologia áudio incluídos no modelo forem competentes, está garantida a qualidade de som.

De resto, à semelhança do que acontece com os intra-auriculares que ficam colocados dentro do ouvido. A profundidade no som, com bons graves e agudos e vozes nítidas, é dada pelos componentes e pela tecnologia integrada e os fones de design aberto, não fogem a esta regra. Pela minha experiência com marcas estabelecidas neste mercado, posso dizer que a experiência sonora é tão boa (ou melhor) do que com os intra-auriculares.

Como funciona com o ruído vindo do exterior

Huawei FreeClip 2 no ouvido

Devido ao formato de design aberto, com estes fones não tens cancelamento de ruído. E este era um dos meus principais “problemas”. Gosto de estar isolada numa “bolha” de som. Mas surpresa: o ruído exterior não perturba a tua experiência sonora.

Consegues ouvir a tua playlist e, de certa forma, isolares-te. É uma espécie de modo transparência, mas em melhor. Vais ter sempre consciência do ambiente que te rodeia, mas sem que isso perturbe a experiência sonora.

Por esta razão, estes fones são ideais para fazeres atividade física na rua. Isto porque permitem que tenhas consciência (porque ouves) os carros, as pessoas e todos os elementos que mantêm a tua segurança física. São também um formato muito útil no trabalho. Se alguém chamar por ti, vais ouvir sem que isso levante a eterna questão: se não estivesses com fones, tinhas ouvido chamar-te à primeira.

Fixos e seguros na orelha

Huawei FreeClip 2 auricular

O que nos leva à última questão. Sim, este tipo de fones consegue fixar-se bem na orelha. A patilha que assenta no lóbulo, devido ao seu tamanho mais generoso, consegue manter os fones no sítio certo. Claro que a haste circular que rodeia a orelha é um elemento essencial a fixar o auricular e a mantê-lo seguro.

O que é certo é que estes dois componentes conseguem colocar os auriculares sobre o canal auditivo, fixando-os com segurança. E sim, experimentei abanar “violentamente” a cabeça, assim como os usei durante a prática de exercício físico. Nunca saltaram do sítio.

HUAWEI FreeClip 2 Auriculares Bluetooth Azul
HUAWEI FreeClip 2 Design aberto para conforto, até 38h de autonomia, resistência IP57, conexão dupla
Oferta por tempo limitado
169,15 €Amazon
199,00 €-15%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.