Apesar da Switch 2 ser significativamente mais potente do que a sua antecessora, isso não impede que apresente problemas de desempenho em títulos mais exigentes. É o caso de alguns jogos feitos com a Unreal Engine 5, o motor gráfico da Epic Games amplamente usado na indústria.
De acordo com uma análise recente do Digital Foundry, canal especializado em avaliações técnicas de consolas e hardware de gaming, a Switch 2 terá desempenho inferior ao executar jogos baseados na Unreal Engine 5, como Cronos: The New Dawn, Fortnite, Split Fiction e Borderlands 4.
Como explica o WCCFTech, estes títulos já apresentam dificuldades em correr de forma estável em CPUs equivalentes a um Ryzen 5 3600. A análise destaca que Fortnite ilustra bem essa limitação, já que o popular battle royale possui “zonas de transição” com falhas no carregamento de elementos do jogo, resultando em quebras na taxa de fotogramas. Caso todos os recursos da Unreal Engine 5 estivessem ativos nesta versão da Switch 2, o desempenho seria ainda mais afetado.
Na consola da Nintendo, Fortnite não utiliza tecnologias como Lumen, Nanite e Virtual Shadow Maps da Unreal Engine 5. Com isso, o Digital Foundry avalia que a Switch 2 fica atrás de outras consolas em aspetos como iluminação, geometria e vegetação.
Apesar de o desempenho gráfico ficar aquém do esperado nestes jogos, existe a possibilidade de que os estúdios lancem atualizações futuras para adicionar mais recursos da Unreal Engine sem comprometer a performance.