DDR5: próxima geração de memória RAM deve chegar este ano

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Nunca dizemos que não a mais velocidade no que diz respeito a tecnologia. A cada novo lançamento, já sabemos que as marcas nos vão falar de que o seu dispositivo tem mais x velocidade que o anterior. Nesse sentido, os componentes sofrem naturalmente constantes melhorias.

É assim que chega a RAM a DDR5. Se por acaso adquiriste um computador recentemente, é bem provável que este tenha memória RAM DDR4. Se for um modelo mais antigo, certamente terá DDR2 ou DDR3. O 5 à frente do 'double data rate' (DDR) apenas determina que estamos perante a quinta geração a chegar ao terreno.

Muito em breve vamos ter os fabricantes a lançar os seus primeiros módulos DDR5. O que se espera destes? Em síntese, espera-se melhor largura de banda e menos consumo de energia. Contudo, o normal é que sejam bastante caros no início, como sempre acontece.

DDR5 traz melhor largura de banda e menos consumos

Em primeiro lugar, já duas fabricantes anunciaram querer ter produtos baseados em DDR5 ainda durante 2019 – a Samsung e a SK Hynix. A Samsung quer esta memória no segmento mobile, enquanto que a SK Hynix quer explorar o seu potencial em computadores portáteis e de secretária.

Os dados da SK Hynix apontam para que a DDR5 demore algum tempo a proliferar no mercado. A construtora espera que esta ocupe 25% do mercado em 2021 e 44% em 2022. Em termos de potência, podemos esperar 6,400MHz. Ainda assim, isto serão os valores iniciais, até porque a DDR4 começou nos 3,200MHz e já consegue atingir 5,500MHz em 'overclok'.

Além de esta DDR5 ir dobrar a performance da geração anterior, também dobrará a sua densidade. Assim, podemos ter mais memória em menos espaço. Basicamente poderemos esperar kits de 6x32GB no futuro. E mais interessante, 64GB de memória RAM em apenas dois sticks. O futuro é inegavelmente risonho.

Editores 4gnews recomendam:

Leak: Huawei P30 Pro aparece em novas imagens

Ulefone Power 6 é mostrado na MWC com bateria massiva

MIUI 10 traz um novo mecanismo de segurança para as tuas aplicações

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.