Nunca dizemos que não a mais velocidade no que diz respeito a tecnologia. A cada novo lançamento, já sabemos que as marcas nos vão falar de que o seu dispositivo tem mais x velocidade que o anterior. Nesse sentido, os componentes sofrem naturalmente constantes melhorias.
É assim que chega a RAM a DDR5. Se por acaso adquiriste um computador recentemente, é bem provável que este tenha memória RAM DDR4. Se for um modelo mais antigo, certamente terá DDR2 ou DDR3. O 5 à frente do 'double data rate' (DDR) apenas determina que estamos perante a quinta geração a chegar ao terreno.
Muito em breve vamos ter os fabricantes a lançar os seus primeiros módulos DDR5. O que se espera destes? Em síntese, espera-se melhor largura de banda e menos consumo de energia. Contudo, o normal é que sejam bastante caros no início, como sempre acontece.
DDR5 traz melhor largura de banda e menos consumos
Em primeiro lugar, já duas fabricantes anunciaram querer ter produtos baseados em DDR5 ainda durante 2019 – a Samsung e a SK Hynix. A Samsung quer esta memória no segmento mobile, enquanto que a SK Hynix quer explorar o seu potencial em computadores portáteis e de secretária.
Os dados da SK Hynix apontam para que a DDR5 demore algum tempo a proliferar no mercado. A construtora espera que esta ocupe 25% do mercado em 2021 e 44% em 2022. Em termos de potência, podemos esperar 6,400MHz. Ainda assim, isto serão os valores iniciais, até porque a DDR4 começou nos 3,200MHz e já consegue atingir 5,500MHz em 'overclok'.
Além de esta DDR5 ir dobrar a performance da geração anterior, também dobrará a sua densidade. Assim, podemos ter mais memória em menos espaço. Basicamente poderemos esperar kits de 6x32GB no futuro. E mais interessante, 64GB de memória RAM em apenas dois sticks. O futuro é inegavelmente risonho.
Editores 4gnews recomendam: