Esta segunda-feira, dia 4 de março, ficou marcada pelo anúncio da OpenAI em relação a uma nova funcionalidade do ChatGPT. A funcionalidade em questão chama-se “Read Aloud” e, tal como o nome indica, pode ler as respostas dadas pelo ChatGPT em voz alta.
O novo recurso da plataforma de Inteligência Artificial (IA) referida pode ser bastante útil, por exemplo, no trânsito. Em situações dessas, onde a leitura atenta pode ser mais complicada, o “Read Aloud” oferece cinco opções de transmissão da mensagem em voz alta, tal como refere o The Verge.
O “Read Aloud” deteta 37 idiomas diferentes
Nesta nova atualização da OpenAI, o recurso de voz alta consegue reproduzir informação em 37 idiomas diferentes. De qualquer forma, o “Read Aloud” tem a capacidade de detetar, automaticamente, o idioma que está a ler.
Importa, ainda, referir que esta funcionalidade encontra-se disponível nas versões GPT-4 e GPT-3.5. Esta possibilidade de resposta multimodal, ou seja, de responder de mais do que uma forma, surge pouco depois de se saber que a Anthropic também havia disponibilizado recursos idênticos, na sua plataforma de IA.
Recorde-se que o utilizador já podia, desde setembro, enviar áudios. Contudo, o ChatGPT respondia em texto
Como recorda o The Verge, não é propriamente a primeira vez que o ChatGPT adiciona recursos de voz aos seus serviços. Em setembro de 2023, por exemplo, o utilizador já podia enviar mensagens de voz a colocar questões à plataforma de IA. Contudo, a resposta continuava a chegar por escrito.
Posto isto, ficará ao critério do utilizador saber de que forma é que prefere ver as suas dúvidas respondidas. Tanto poderá manter-se fiel à versão texto, como configurar o GPT-4 ou GPT-3.5 para enviar mensagens, através de áudio.
Ainda sobre o “Read Aloud”, importa referir que o mesmo já se encontra disponível nas versões web e móvel do ChatGPT. Para saberes como funcionará este recurso, na prática, podes assistir ao vídeo disponibilizado pela OpenAI, esta segunda-feira, no X.