O Dacia Spring é, desde o seu lançamento original em 2021, um dos elétricos mais acessíveis na Europa e em Portugal. O seu sucesso é comprovado pelas mais de 179 mil unidades vendidas em todo o continente, mas a sua potência sempre foi um dos seus pontos menos positivos.
Foi precisamente com isso em mente que a construtora romena desenvolveu a mais recente versão do Spring. A grande novidade desta versão é mesmo o aumento da sua potência, mas os seus preços continuam a não ultrapassar a barreira dos 20 000 €.
Novo Dacia Spring recebe novas versões com 70 cv e 100 cv
O destaque deste renovado Dacia Spring vai para as suas opções com 70 cv (52 kW) e 100 cv (75kW) de potência. Ou seja, a até agora versão mais poderosa deste elétrico é ultrapassada pela nova versão base do carro como resposta à sua principal desvantagem.
Estes valores podem não ser os mais altos do mercado, mas são uma boa atualização para esta faixa de preços. Tais melhorias refletem-se também nos tempos de aceleração do novo Dacia Spring.
A versão que até agora demorava 14 segundos a chegar dos 80 km/h aos 120 km/h consegue agora fazê-lo em 10,3 segundos. Já a versão mais poderosa (100 cv) do novo Spring necessita de 6,9 segundos para executar a mesma aceleração.
Estas melhorias são possíveis graças à nova tecnologia de bateria utilizada neste veículo elétrico. Estamos perante células de fosfato de ferro e lítio (LFP) conhecidas por serem mais seguras, mais duradouras e menos dispendiosas.
Autonomia do novo Spring chega aos 225 km
No que concerne à autonomia do novo Dacia Spring, a empresa revela que esta versão oferecerá até 225 km por carga. Segundo os dados recolhidos pela Dacia, estes valores são suficientes para a maioria dos condutores, pois a média dos utilizadores do Spring percorre 34 km por dia.
Olhando para os tempos de carregamento, estes também sofreram melhorias importantes. Com um carregador rápido de 40 kW DC é possível carregar a bateria dos 20% aos 80% em apenas 29 minutos.
Se usares um carregador de 7 kW com wall box, um carregamento dos 20% aos 100% demorará 3 horas e 20 minutos. Já o carregamento através de uma tomada doméstica demorará cerca de 10 horas a carregar totalmente o carro.
Outras novidades do novo Spring
Esta renovada versão do Dacia Spring chega ainda com mudanças na estrutura e suspensão do carro para uma melhor distribuição do peso. Os travões estão mais fortes e a aerodinâmica foi melhorada com painéis inferiores e um spoiler na traseira.
No interior do Spring encontrarás um sistema de informação e entretenimento com um ecrã digital de 7 polegadas ou 10 polegadas na sua versão mais avançada com Apple CarPlay e Android Auto. A mala tem espaço para 308 litros ou 1004 litros com os bancos traseiros deitados.
Preços ficam abaixo dos 20 mil euros
Por fim, falta falar em preços que não desiludem. O Spring continuará a ser um dos elétricos mais acessíveis do mercado, com a contratura a anunciar valores que começam nos 16 900 €. Fica ainda a promessa de que nem a versão mais avançada deste elétrico custará mais de 20 000 €.