Numa altura em que os carros elétricos parecem estar numa corrida para ver quem é maior, mais pesado e mais caro, a Dacia decidiu ir na direção completamente oposta. A marca acaba de apresentar o Hipster Concept, um protótipo que encarna a sua visão de um carro elétrico "ultra-acessível e ultra-essencial". Caso vá para para produção, pode chegar abaixo dos 15 mil euros.
O destaque do Hipster Concept está no espaço. Com apenas 3 metros de comprimento é mais curto que um Fiat 500. Este protótipo consegue albergar quatro adultos e uma bagageira que pode ir dos 70 aos 500 litros. É o foco total engenharia que recupera o espírito dos carros populares do passado, focados na máxima funcionalidade.
20% mais leve que um Dacia Spring
Para conseguir um carro tão leve (20% mais leve que um Spring) e potencialmente barato, a Dacia voltou às origens do design inteligente focado no custo. As pegas das portas foram substituídas por simples fitas. As janelas laterais são de correr, para poupar peso e complexidade. A carroçaria tem uma única cor e os para-choques não são pintados. Tudo foi pensado para ser simples, robusto e económico.
E a tecnologia? Não há cá ecrãs de ponta a ponta e sistemas de infotainment complicados. A filosofia da Dacia é "traz o teu próprio dispositivo" (BYOD). No centro do tablier, tens um suporte onde encaixas o teu smartphone. É ele que se torna a chave digital do carro, o teu ecrã de navegação e o teu sistema de som, que funciona através de uma coluna Bluetooth portátil que se prende a um dos 11 encaixes YouClip espalhados pelo interior.
A Dacia também está a repensar a ansiedade da autonomia. Em vez de uma bateria gigante e pesada, o Hipster Concept foi desenhado para as necessidades reais do dia a dia. Promete uma autonomia suficiente para que só precises de o carregar duas vezes por semana para as tuas deslocações habituais.
Agora é esperar que a Dacia torne este conceito numa realidade e o traga para as estradas portuguesas.