Dá as boas-vindas ao primeiro hospital IA do mundo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A grande novidade na área da saúde chega da China, com investigadores daquele país a revelar que está a ser desenvolvido o primeiro hospital do mundo, alimentado por tecnologia de Inteligência Artificial.

O projeto, designado por Agent Hospital, está a cargo da Universidade de Tsinghua e trata-se de um mundo virtual, no qual tanto doentes como profissionais de saúde vão ser conduzidos por um modelo de grande linguagem (LLM).

Agent Hospital pode tratar 3 mil doentes por dia

imagem alusiva a um hospital IA
O Agent Hospital vai também funcionar como uma plataforma de aprendizagem para estudantes de medicina Imagem gerada por IA Microsoft Designer

De acordo com informações divulgadas pelo site Global Times, o Agent Hospital vai conseguir tratar 3 mil doentes por dia. Mas os números tornam-se ainda mais impressionantes com o relato de que, em apenas alguns dias, este hospital IA pode atender de até 10 mil pessoas.

Para efeitos de comparação, um hospital conduzido por seres humanos, levaria dois anos para obter o mesmo número de tratamentos.

As mesmas fontes adiantam também que os médicos baseados em IA conseguem registar uma taxa de precisão de 93,06% no exame médico norte-americano que abrange as principais doenças respiratórias.

Por seu lado, o líder da equipa deste projeto esclarece que os estudantes de medicina podem também usar esta plataforma como ferramenta de aprendizagem. Tal significa que os estudantes não necessitam de efetuar cirurgias reais durante o seu processo de formação.

Hospital IA operacional já em 2024

E, ao que tudo indica, o Agent Hospital está bastante bem encaminhado. Depois de seis meses na fase de pesquisa e desenvolvimento está quase pronto para seguir para a fase de aplicação prática.

De acordo com as informações divulgadas, o primeiro hospital IA do mundo pode estar totalmente operacional já no segundo semestre de 2024.

Ainda assim, é provável que se aguarde mais tempo até que este hospital trate efetivamente de doentes reais.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt