Cybertruck vai poder percorrer 750Km com Range Extender, mas só em 2025

Pedro Alves
Pedro Alves
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Quando apresentou o Cybertruck, em 2019, Elon Musk prometeu para o novo veículo uma autonomia superior a 800 Km – correspondente a 500 milhas – com uma única carga.

Cerca de cinco anos depois, no entanto, a ‘pickup’ elétrica da Tesla consegue percorrer, no máximo, 547 Km (dados Tesla) nessas condições, valor que desce para os 515 Km no caso da versão Cyberbeast ‘Tri-Motor AWD’.

Com o objetivo de acabar com esta limitação, a Tesla já está a disponibilizar nos EUA uma Range Extender, com a qual pretende dotar a Cybertruck de uma autonomia máxima acima dos 750 Km (mais de 470 milhas com uma carga).

Cybertruck vai poder percorrer 750Km com Range Extender, mas só em 2025
O site da Tesla nos EUA já permite a reserva da Range Extender para o Cybertruck, pagando 500 dólares para se ficar na lista de espera até 2025.

Pagar agora, para garantir lugar em 2025

Para os fãs da Tesla que desejavam mais distância com uma única carga, esta poderá ser uma boa notícia. Mas nem tudo são vantagens para os lados do fabricante, a começar na data de entrega, passando pelo preço e terminando no compromisso de espaço e tempo que esta solução implica.

Em primeiro lugar, a data de disponibilização da nova Range Extender: a Tesla refere que a produção do novo ‘pack’ de baterias deverá começar “no início de 2025”, com os donos dos Cybertruck a ser notificados quando a instalação estiver disponível.

Depois, há a questão do preço. O site da Tesla nos EUA indica que a Range Extender tem um custo estimado de 16 mil dólares e terá de ser instalado num Tesla Service Center. A marca não esclarece, para já, se o preço do novo ‘pack’ inclui a instalação...

Ainda em relação aos custos, para ser fazer a reserva há que pagar 500 dólares, não reembolsáveis no caso desistência.

Por fim, a instalação da Range Extender implica, à partida dois compromissos na própria Cybertruck: o ‘pack’ de baterias irá retirar espaço na mala da ‘pickup’ (designado por Cama pela Tesla), sacrificando ao todo um terço da sua capacidade; e mais bateria significa sessões de carregamento mais longas.

Cybertruck vai poder percorrer 750Km com Range Extender, mas reserva tem de ser paga
Na imagem da esquerda a capacidade da 'Cama' do Cybertruck original; à direita o mesmo espaço ocupado com o 'pack' de baterias do Range Extender. Cerca de um terço do espaço da 'Cama' fica assim ocupado pelas baterias.

Para já o novo extensor de autonomia apenas está disponível nos EUA, mas o site da Tesla em Portugal já o contempla nas especificações do Cybertruck. Continuam a faltar informações sobre preços e disponibilidade na Europa.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.