Na semana passada, a Tesla deu início à sua digressão do Cybertruck pela China. E agora uma nova informação indica que o icónico veículo elétrico (VE) da marca de Elon Musk pode chegar ao centro de entrega de Stuttgart Holzgerlingen, na Alemanha, já na primavera.
É importante destacar, entretanto, que a chegada do Cybertruck tem caráter de exibição, por enquanto. Isso porque as dimensões do carro não estão de acordo com as regulamentações de segurança da China e da Europa.
A digressão na China já começou e a Europa pode ser a próxima
Conforme é possível ver nas imagens acima, divulgadas pela Tesla na sua conta na rede social X, a digressão do Cybertruck está a decorrer em diferentes cidades da China. Segundo a marca, o VE deve ficar em exposição em Shanghai, Beijing, Shenzhen, Chengdu, Nanjing, Hangzhou, Xi’an e Chongqing.
De acordo com informações do utilizador do X Andre Fink, o próximo destino da digressão deve ser a Alemanha. Segundo Fink, a pickup elétrica está programada para chegar ao centro de entrega de Stuttgart Holzgerlingen, o maior da Tesla na Europa, a algum momento depois do dia 31 de março.
A data marca o final da digressão do VE na China e o início da primavera. A informação indica que o Cybertruck será exibido nas instalações de Holzgerlingen, mas não especifica outras cidades na possível turné europeia.
Por que o Cybertruck não pode ser vendido na Europa (ainda)?
Embora originalmente a Tesla tenha aberto pedidos do seu Cybertruck para a Europa e para a China, as encomendas foram suspensas a partir de maio de 2022. A razão é que as dimensões gerais e o volume do Cybertruck violam os padrões de segurança para peões nessas regiões.
Segundo Lars Moravy, vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla, a proeminência do aço inoxidável do camião representa um obstáculo à venda do veículo na Europa, uma vez que não permite a produção do Cybertruck em conformidade com os regulamentos estabelecidos pela União Europeia (UE).
"Em primeiro lugar, o mercado de camiões nos Estados Unidos é vasto. Em segundo lugar, as regulamentações europeias requerem um raio exterior de 3,2 mm nas projeções externas. Infelizmente, é impossível criar um raio de 3,2 mm numa chapa de aço inoxidável de 1,4 mm", explicou Moravy ao Top Gear há alguns meses.
Mesmo sem a capacidade de comercializar o veículo elétrico para uso nessas regiões, a Tesla investe em digressões de exposição para destacar as características de alta tecnologia não presentes em outros veículos.