A CD Projekt RED anda definitivamente em maré de azar. Depois de ser vítima de um violento ataque de ransomware, o estúdio prontamente anunciou que não ia ceder à chantagem do hacker que realizou o ataque. A consequência está agora à vista de todos, com o código fonte de Cyberpunk 2077 à venda em leilão na internet.
O leilão inclui ainda o código fonte de outros jogos do estúdio como The Witcher 3 ou Gwent, provando que quem quer que seja que esteja por detrás do ataque não está para brincadeiras.
Código de Cyberpunk 2077 à venda em leilão por um milhão de dólares
Segundo a empresa de segurança vx-underground o hacker publicou os códigos fonte nos fóruns do Exploits, que é local de visita de vários hackers a nível mundial.
Prontamente os outros hackers deram início a um leilão pelo código de Cyberpunk 2077, Gwent e uma versão não lançada de The Witcher 3. A base da licitação está situada no milhão de dólares.
Ao que parece os interessados têm planos para vender estas informações a qualquer um que acene com a módica quantia de 7 milhões de dólares.
Alguns peritos em segurança avançam até a hipótese do ataque ter sido perpetrado por um funcionário insatisfeito da CDPR, o que justificaria o fácil acesso.
CD Projekt RED não quer ceder aos criminosos
O estúdio garante porém que o ataque não coloca em causa os dados pessoais dos funcionários. A companhia está a trabalhar em conjunto com as autoridades de forma a descobrirem quem está por detrás do ato.
Esta não é a primeira vez que um estúdio de videojogos passa por uma situação destas. Em novembro de 2020 foi a Ubisoft que viu o código de Watch Dogs: Legion espalhado pela internet.
Este acontecimento marca mais uma página negra na história de Cyberpunk 2077, um dos jogos com pior histórico de lançamento de sempre.
Editores 4gnews recomendam:
- 4 precauções contra o ransomware que vitimou a CD Projeckt
- PS5: nova moda em Portugal é alugar a consola com jogos à escolha!
- Fã de jogos japoneses? Esta promoção da PS Store é para ti!