LineageOS remove a última "lembrança prática" da CyanogenMod

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Durante o pico de popularidade da CyanogenMod, na altura uma ROM que dispensava qualquer apresentação, uma das suas maiores funcionalidades era o Motor de Temas ou Theme Engine. Esta ferramenta deixava-te descarregar da eSIM – mas afinal o que é e para que serve esta nova tecnologia?

Note-se que mesmo quando a CyanogenMod 14 foi lançada, sendo baseada no Android 7.0 Nougat, este Theme Engine não estava presente nesta build nem sequer voltou a receber grande atenção quando a CyanogenMod essencialmente acabou e foi re-estruturada como LineageOS.

Agora, segundo várias fontes parece que este Theme Engine tem mesmo os dias contados e uma recente revelação por parte da equipa da LineageOS indica que esta desaparecerá completamente da sua próxima grande versão, a LineageOS 15 que já se baseará no Android Oreo.

Um dos últimos "resquícios" da CyanogenMod e não fará parte da LineageOS 15

Para o desenvolvedor trata-se de "remover o óbvio, acredito que ainda existam mais alguns fragmentos (da Cyanogen) mas não creio que sejam fáceis de encontrar". Sinceramente faz todo o sentido que a LineageOS deixe cair o Theme Engine.

Não só por exigir bastante manutenção a cada nova versão do Android para garantir uma compatibilidade total mas também porque o Android Oreo já inclui uma função muito semelhante, chamada Overlay Manager Service.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Pessoalmente aguardo a chegada da LineageOS 15 já com o Android Oreo, vai ser desta que experimento a ROM de que todos falam!

Outros assuntos relevantes:

Huawei Mate 10 Porsche Design – A beleza repete-se este ano!

Depois do Moto M, este é o novo Motorola Moto Green Pomelo da Lenovo

Samsung Galaxy A5 (2018) e Galaxy A7 (2018) completamente revelados

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.