CyanogenMod irá ser definitivamente cancelada a 31 de dezembro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Costuma-se dizer: ano novo, vida nova. Este pequeno ditado encaixa na perfeição no contexto da triste notícia com que fomos confrontados esta manhã. A partir do próximo dia 31 de dezembro, todas as ROM´s CyanogenMod verão o seu suporte ser oficialmente cancelado.

Vê também: Surge uma imagem de um smartphone gama-média da Nokia

Desde há já alguns meses que era do conhecimento geral que a Cyanogen Inc não estava a passar pela melhor das suas fases. Desde mudanças profundas na sua administração, despedimento de pessoal e o fecho do seu escritório em Seattle para unificar todo o processo de desenvolvimento em Palo Alto, deixavam a antever que uma má notícia pudesse chegar mais cedo ou mais tarde.

Esse receio confirmou-se hoje, quando a Cyanogen anunciou, no seu próprio blog, que irá encerrar todos os seus serviços e nightly builds daqui a exatamente uma semana. Porém, todo o código aberto referente à mais popular de todas as ROM´s para o Android permanecerão disponíveis para quem quiser meter mãos à obra e desenvolver as suas próprias ROM´s com base no trabalho que a Cyanogen veio a desenvolver atá agora.

Como será o futuro para quem possuiu uma ROM CyanogenMod?

Este ponto é ainda muito incerto, mas existem algumas teorias do que se possa suceder. A melhor hipótese de todas é que toda a equipa da CyanogenMod - ou até uma construída do zero - seja transferida para um novo projeto denominado LineageOS. Esta nova custom ROM poderia ser a sucessora direta da CyanogenMod e, como tal, ser suportada por todos os equipamentos que são legíveis para a ROM que se encontra prestes a cessar funções.

O pior cenário será aquele em que a LineageOS não exista sequer e então todos aqueles que compraram um smartphone com CyanogenMod de fábrica, simplesmente deixem de ter atualizações para os seus equipamentos. A confirmar-se esta teoria, estes mesmos utilizadores teriam duas escolhas: a primeira seria encontrar uma nova custom ROM para o seu smartphone de forma a dar continuidade às atualizações para o mesmo; já a segunda será ficarem estagnados na versão de software que possuem neste momento.

O término da CyanogenMod não implica o fecho da empresa Cyanogen Inc, o que significa que poderemos ver no futuro uma nova ROM oriunda da mesma (LineageOS ou outra qualquer). Não obstante, todos os que vinham até agora a confiar nesta popular ROM para atualizar os seus equipamentos, mesmo depois de as respetivas marcas o terem deixado de fazer, encaram agora um futuro muito incerto.

Talvez queiras ver:

E o smartphone mais fácil de reparar em 2016 é…

Actualização para o iPhone em vez de melhorar a bateria veio piorá-la

Como aproveitar os Saldos após o Natal – Guia de Compras #4

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.