Pelos vistos nem o problemático lançamento de Cyberpunk 2077 retira aos jogadores a vontade de ter acesso ao jogo, independentemente da plataforma.
O interesse que o jogo tem gerado funciona como combustível para pessoas com as piores intenções, e surgem agora relatos de versões falsas de Cyberpunk 2077 para as plataformas móveis, programadas para obrigar ao pagamento de resgates.
Ransomware volta a atacar no Android
A analista de malware da Kaspersky, Tatyana Shishkova, chamou a atenção para um website criado para ser o mais semelhante possível à Google Play Store, onde pode ser encontrada uma falsa versão do RPG da CD Projekt RED.
O objetivo é fazer com que as pessoas descarreguem e instalem um ransomware nos seus dispositivos, ficando posteriormente à mercê dos piratas. O software nocivo infeta o dispositivo móvel, encriptando os seus conteúdos.
Depois de instalarem o software malicioso, os participantes são notificados que dispõem de 10 horas para depositar $500 dólares em Bitcoin na conta do criador do ransomware.
Caso não o façam, os conteúdos encriptados serão permanentemente apagados, sendo a única solução o recurso a um backup que não tenha sido infetado.
Ransomware disfarçado de Cyberpunk 2077 pode ser contornado
A analista salienta que este ataque ransomware usa uma variante do BlackKingdom (descoberto no início deste ano) que pode deixar uma porta aberta à salvação no caso da não existência de uma cópia de segurança.
Ao contrário do BlackKingdom, o ransomware Coderware recorre a uma forma de encriptação suscetível a um decifrador que permite acesso ao ficheiro infetado, sendo possível recuperar o acesso sem ter de pagar o resgate.
Mesmo assim, o mais eficaz é ter noção de que não existe nem está planeada uma versão mobile de Cyberpunk 2077, e nunca instalar software que não seja oficial.
O jogo está disponível apenas para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Google Stadia.
Editores 4gnews recomendam:
- Lançamento de Cyberpunk 2077 provoca fúria dos produtores do jogo
- Google: Quebra de serviços custa milhões à empresa
- Bitcoin bate recorde e atinge novo máximo histórico!