É muito fácil “conversar” com chatbots IA, como por exemplo o do ChatGPT. Não julgam, não questionem, limitam-se apenas a “ouvir-nos” e partilhar informação connosco. Por esta razão, é muito fácil revelar inadvertidamente alguns dados. Mas há cinco coisas que nunca deve contar ao teu amigo alimentado por IA e nós dizemos-te quais são neste artigo.
1. Informações de contactos
Não há razão nenhuma para partilhar informações de contacto com o chatbot IA que usas. Dados como endereço de email, número de telefone e outros que tais não vão melhorar a informação que recebes da IA.
E ainda que a plataforma de IA não use – e muito menos partilhe – este tipo de informação, corres o sério risco de seres alvo de um hacker.
2. Dados de login
Outra coisa que não é aconselhável fazer é recorrer a chatbots IA para gerar nomes de utilizador ou passwords e, obviamente, muito menos guardar dados de login.
Se precisas de ajuda neste campo, recorre antes a aplicações que fazem a gestão de passwords para guardar todos os dados de login ou para gerar novos dados de autenticação. Esta é a opção mais segura.
3. Informações pessoais de identificação
À semelhança do que acontece com os dados referidos nos pontos anteriores, por uma questão de segurança e privacidade também não deves partilhar informações pessoais de identificação que são intransmissíveis.
Falamos de número de identificação da Segurança Social (NISS), número de contribuinte, número do cartão do cidadão e/ou passaporte e ainda carta de condução. Em nada este tipo de partilha vai melhorar a interação que tens com o chatbot IA, além de representar um risco elevadíssimo para seres alvo de um ataque malicioso.
4. Partilhar dados confidenciais do trabalho
Várias empresas limitam as informações que podem ser inseridas nas plataformas de IA generativa e há uma boa razão para isso acontecer. Todos os dados que partilhes neste tipo de plataforma pode ser usado para treinar a IA generativa associada.
Mais: todos os dados que partilhares podem também ser usados para facultar informações a outros utilizadores. O resultado: os dados confidenciais da empresa em que trabalhas ficam ao alcance de qualquer pessoa.
Antes de recorreres a plataformas de IA generativa para te ajudar no trabalho, verifica as políticas de utilização em vigor na tua empresa. Lembra-te que é praticamente a mesma coisa que publicar algo numa rede social, sem qualquer tipo de restrição.
5. Dados financeiros
Plataformas de IA podem ajudar-te a fazer uma melhor gestão do teu orçamento mensal. Mas nunca deves partilhar recibos de vencimento, dados bancários ou outras informações financeiras pessoais.
Mais uma vez, corres um risco elevado de um ataque hacker, ainda que as plataformas IA se esforcem bastante para serem seguras. O melhor mesmo é recorrer a uma máquina de calcular e começar a fazer contas.
Portanto, para uma utilização segura de um chatbot IA limita as informações partilhadas, fazendo sempre uma avaliação dos riscos que corres. Outra coisa que deves fazer regularmente é limpar o histórico, além de optares por não fornecer dados para treino da plataforma IA. De resto, diverte-te muito com o teu amigo chatbot IA…