comscore comscore
Home Apple

Cuidado! Se tens um iPhone confirma que não tens estes jogos!

Apple iPhone Malware Android

Durante 2018 foram muitas as vezes que se falou de jogos e aplicações na Google Play Store colocarem os utilizadores em risco através da utilização de malware. Agora, parece que o ‘super seguro’ sistema iOS do iPhone também não está imune a estes ataques.

De acordo com as informações publicadas pelo TechCrunch, vários jogos disponíveis na Apple App Store estão ligados a um servidor responsável por ataques utilizando o malware Golduck.

Vê ainda: Apple iPhone XI: Vídeo mostra design inspirado no Huawei Mate 20 Pro

Este é um malware que até agora tinha sido utilizado quase exclusivamente para atacar utilizadores Android, infetando milhares de jogos clássicos. A empresa de segurança, Wandera, revelou que foram encontrados pelo menos 14 jogos (todos do estilo retro) com ligações diretas a este servidor.

Mas o que faz este malware? Devo estar preocupado?

A resposta é muito simples, sim! Qualquer tipo de malware vai acabar por afetar-te negativamente. Neste caso mais específico, vai poder custar-te bastante dinheiro, e certamente que não vais gostar que isso aconteça.

Desde que foi descoberto há mais de um ano, o malware Golduck já tinha infetado mais de 10 milhões de utilizadores, deixando os seus smartphones vulneráveis. A partir do momento em que o teu smartphone estiver infetado, os hackers vão conseguir ativar vários tipos de comandos. Um dos exemplos mais nefastos, é a possibilidade de enviar SMS premium através do teu smartphone, gastando quantidades ilimitadas de dinheiro.

Para além de ser difícil de identificar quando estás infetado, é também extremamente difícil conseguir limpar o teu smartphone deste malware. Por isso, como em todos os casos, mais vale prevenir do que remediar. Vê a lista de jogos em baixo e certifica-te que não tens instalado qualquer um destes jogos no teu iPhone.

14 Jogos que não podes (nem queres) ter no teu iPhone!

Antes de mais nada, vamos ver a lista dos 14 jogos retro para o iPhone que te podem tornar vulnerável:

  • Commando Metal: Classic Contra
  • Super Pentron Adventure: Super Hard
  • Classic Tank vs Super Bomber
  • Super Adventure of Maritron
  • Roy Adventure Troll Game
  • Trap Dungeons: Super Adventure
  • Bounce Classic Legend
  • Block Game
  • Classic Bomber: Super Legend
  • Brain It On: Stickman Physics
  • Bomber Game: Classic Bomberman
  • Classic Brick – Retro Block
  • The Climber Brick
  • Chicken Shoot Galaxy Invaders

Assim como foi noticiado pelo TechCrunch, nenhum destes jogos parece estar (ainda) a realizar qualquer tipo de ação mais agressiva para com os utilizadores. Os comandos que estão a ser executados apenas estão a enviar dados sobre o tipo de dispositivo, endereço IP e em alguns casos a localização do utilizador.

A empresa realça que apesar de não estar a ser realizada qualquer ação mais perigosa para os utilizadores, os hackers poderão facilmente alterar o tipo de comandos a ser utilizados. Colocando possivelmente milhões de utilizadores de iPhone em risco.

Ao que parece, estes 14 jogos em conjunto já alcançaram quase 1 milhão de instalações. Piorando ainda mais a situação caso os hackers decidam começar a executar as mesmas medidas já vistas no sistema Android.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store – Malware em apps afetou 7.5 milhões de Android’s

Android é vítima de novo malware, Google Play Store está a salvo!

Apple: iPhones de 2019 deverão ter novas possibilidade muito solicitadas

Nascido em Sintra e a viver em Londres, amante do mundo Android desde o velhinho Galaxy S1 e apaixonado por tudo o que tecnologia envolve. No tempo livre o mais importante é sem dúvida família, música, natureza e... Xbox!