Mais uma enorme quantidade de aplicações apanhadas com malware na Google Play Store. A Google já as retirou da loja de aplicações, contudo, atenção que as podes ter instalado e não se removem sozinhas. Ou seja, tens mesmo de ser tu a apagar as Apps do teu equipamento.
A descoberta foi feita pela TrandMicro. Estes especialistas estão constantemente a avisar a Google de Apps com problemas no código. Seja malware ou adware. Ou seja, a empresa está a fazer o trabalho que a Google devia de fazer antes de permitir publicar uma aplicação na sua loja. No total de 3 milhões de equipamentos foram infetados.
Todas as aplicações com malware que estavam na Google Play Store
O que fazia este malware
Assim que instalavas uma destas aplicações, a App criava um atalho no ecrã principal do Google Chrome, era assim que a aplicação se mascarava.
Passado umas horas depois da instalação começava a abrir publicidade em tudo quanto é local. Os utilizadores não iriam ter muita noção daquilo que se estava a passar. Simplesmente viam pop-ups e o seu telemóvel reencaminhar para links que não tinham clicado.
Como ter a certeza que não tens este malware
Se foste um dos que instalou uma destas Apps no teu smartphone tens alguns procedimentos a cumprir para resolver o problema. Primeiramente acede a "definições" - "Aplicações" e apaga todas as Apps que não conheças ou algum destas se lá estiver.
Caso, mesmo depois disto, continuares com problemas só terás a solução de fazer um hard reset ao teu smartphone. Ou seja, repor o smartphone de origem. Contudo, confirma que primeiramente tens um backup das fotografias, contactos e outras informações para ti importantes.
Editores 4gnews recomendam:
- Redmi Note 8 está em promoção em todas as versões (tempo limitado)
- Xiaomi lidera o segundo maior mercado do mundo, mas é outra marca que surpreende!
- WhatsApp está a banir utilizadores sem dó nem piedade!