A Google Play Store até pode ser um local seguro para instalar aplicações, porém, há sempre algumas que passam despercebidas pela segurança apertada da empresa de Mountain View.
Por isso é que escrevemos constantemente atualizações da Play Store (que podes instalar aqui) de forma a teres a certeza que estás o mais seguro possível ao instalar aplicações da loja de Apps.
Hoje são mais 9 aplicações que temos de referir. Todas estas aplicações queriam saber algo mais sobre ti e enviavam as informações para a China. Não foi apurado quem é que recebia estas informações, porém, suspeitas do relatório indicam que o governo Chinês podia ter algo relacionado com isto.
Ou seja, uma simples aplicação de uma lanterna não devia solicitar quaisquer informações de tua parte. Afinal de contas, o maior propósito da aplicação é ligar o LED flash do smartphone.
Estas são as 9 aplicações que estavam na Google Play Store e que tens de desinstalar agora:
- Selfie Camera
- Total Cleaner
- Smart Cooler
- RAM Master
- AIO Flashlight
- Omni Cleaner
- WaWaYaYa
- Emoji Flashlight
- Samsung TV Remote Control ( desenvolvido por Peel Technologies, Inc.)
Ainda que as aplicações tenham sido retiradas da Google Play Store, os utilizadores que a tinham instaladas continuarão com as Apps nos seus smartphones. Ou seja, a única forma de ter a certeza que não tens é ver o nome da aplicação, confirmar em todas as tuas Apps e desinstalar o mais depressa possível se as tiveres.
Em suma, ainda que a Google Play Store seja confiável temos de ter um cuidado extra a instalar aplicações. A Google está a melhorar a cada dia que passa a segurança no teu Android, porém, ainda estamos longe da perfeição.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi prepara mais dois topos de gama com câmaras 'pop-up'
- WhatsApp Beta mostra-nos as novidades da futura atualização
- Ver um episódio aleatório? Netflix está a testar a funcionalidade
via