Cuidado: Compras na GearBest? Muda todas as passwords agora!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Se és como eu, e também fazes compras na GearBest, não percas tempo e vai já alterar as tuas passwords. Uma equipa de white hackers da VPNMentor publicou um relatório onde revelam informações assustadoras sobre as medidas de segurança da base de dados da GearBest.

Ainda que não sejam de fácil acesso para o vulgar utilizador, este relatório comprovou que não só diversos detalhes sobre utilizadores e as suas compras são facilmente acessíveis. Mas também que, a empresa vai contra alguns dos seus próprios termos de privacidade.

A equipa de white hackers conseguiu de forma bastante fácil aceder a mais de 1,5 milhões de dados dos clientes do site. Entre o vasto tipo de informações, conseguiram encontrar detalhes pessoais como nome, morada completa, data de nascimento e até número do seu bilhete de identidade!

GearBest coloca em perigo milhões de utilizadores!

Ainda mais, detalhes sobre email e passwords estavam também "à vista para quem quiser ver". Para tornar esta falha de segurança ainda mais grave, nenhuma da informação recolhida por parte da GearBest apresenta qualquer tipo de encriptação, sendo ainda mais fácil aceder a toda a informação recolhida dos seus milhões de utilizadores.

A equipa da VPNMentor não se ficou apenas pela recolha de informação pessoal. Conseguiram também ter acesso a todos os detalhes sobre as encomendas de cada um dos utilizadores, assim como métodos de pagamento gravados. Ou seja, os dados do teu cartão de crédito não estão seguros na GearBest.

Uma vez que cada vez se torna mais habitual utilizar a PayPal como forma de pagamento, não percas tempo e cria uma password única para a tua conta da PayPal. Se alguém com más intenções aceder a estas informações e as tuas passwords forem as mesmas... não vais gostar dos resultados!

Outro concelho importante que espero mesmo que sigas, é removeres a opção para entrar na GearBest com a tua conta Google. Tanto a tua password como email ficam registados na base de dados da loja online, deixando assim a tua conta Google vulnerável.

Por fim, o responsável por este relatório, revelou ainda que foram até capazes de ter acesso a toda a rede de sites do grupo Globalegrow. O nível de acesso foi tão elevado que conseguiam até gerir a forma como os seus servidores funcionavam. Por isso, a GearBest está não só a colocar os seus clientes em risco, mas também a sua própria plataforma.

Se quiseres saber mais sobre este assunto, consulta o relatório completo da VPNMentor aqui (em inglês), tenho a certeza que vais ficar tão chocado quanto eu fiquei.

A GearBest é uma das maiores lojas online onde podes comprar produtos oriundos da China. Coloca à disposição de produtos nos mais variados segmentos e também várias marcas de grande renome, como por exemplo a Xiaomi. Com vários milhões de clientes, o mais provável que, tal como eu, também tu sejas um deles. Por isso, faz um favor a ti mesmo e altera todas as tuas passwords associadas à GearBest e serviços que interajam com esta loja online.

Editores 4gnews recomendam:

  • ALERTA: Se tens 1 destas 200 aplicações Android elimina-a agora!
  • Drones utilizados para meter telemóveis dentro das prisões portuguesas
  • "Earphones como os Apple AirPods causam cancro" - Afirmam 250 cientistas

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.