Cuidado: Apps com malware vão aumentar em 2019

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a McAfee, em 2019 a quantidade de malware nas Apps vai aumentar de forma exponencial. Durante o ano passado, vimos milhares de aplicações serem expostas por colocarem os utilizadores em risco. No entanto, parece que os nossos problemas estão apenas a começar...

Com a implementação das redes 5G e o grande desenvolvimento da IoT e AI (Internet of Things e Inteligencia Artificial), este tipo de ataques aos utilizadores vai alcançar números nunca antes vistos. A empresa realça que mais do que nunca, os utilizadores terão de ser a primeira 'linha de defesa'.

Na sua grande maioria, este tipo de ataques são realizados através de malware integrado em aplicações falsas, ou de fontes dúbias. Por isso mesmo, cabe aos utilizadores terem um cuidado redobrado nas aplicações que instalam nos seus smartphones, ou os sites que acedem.

Presta muita atenção no que instalas no teu smartphone, 2019 vai ser o 'ano dos malwares'

Ainda que as várias lojas de Apps tenham tentado ao máximo redobrar as suas medidas de segurança e vigilância, os hackers não dão descanso. Cada vez mais, estão a tentar atacar diretamente os utilizadores, em vez de o fazerem através de aplicações de terceiros.

Por isso, se prezas a tua segurança online e das informações que tens armazenadas no teu smartphone. Esta é uma boa altura para te educares no que respeita às medidas de segurança online.

Com o crescente número de 'gadgets inteligentes', os hackers têm demonstrado também novas preferências de acesso aos utilizadores. Gadgets como smartwatches, smart tvs e tantos outros que têm uma ligação constante à internet, começam cada vez mais a apresentarem-se como alvos ideais para novos ataques. Especialmente porque além da ligação constante à internet, têm também acesso aos smartphones dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Android: Atualização de fevereiro previne malware por bluetooth

Android. Várias aplicações para a câmara escondiam malware

Play Store: 2 Apps com 1.5 milhões de downloads removidas por malware

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.