Cuidado! Se tens estas Apps no teu Android, desinstala-as já!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Já não é a primeira vez que somos alertados para a presença de aplicações/jogos extremamente perigosos na Google Play Store. Todos estes problemas surgem relacionados com ataques de hackers via malware que coloca em risco a segurança e privacidade dos utilizadores.

Agora, a empresa de segurança e defesa digital — Trend Micro — revela mais duas aplicações que certamente não vais querer ter no teu smartphone. Vai já à tua lista de Apps e confirma que não tens a "BatterySaverMobi" e a "Currency Converter".

Estas aplicações podem ter-se apresentado de forma inofensiva para os milhares de utilizadores que as instalaram, mas os danos causados poderão ser muito grandes. Ambas apresentam fortes ligações ao conhecido malware Anubis. Este malware já foi relacionado com dezenas de ataques a contas bancárias de milhares de utilizadores.

Estas duas aplicações não podem mesmo estar instaladas no teu telemóvel Android!

Assim como foi revelado pela empresa, as aplicações já foram removidas da Google Play Store. No entanto, já tinha sido vários milhares de utilizadores a fazer o download das mesmas.

Estas aplicações conseguem executar linhas de código maliciosas nos smartphones, realizando uma direta ligação ao servidor do Anubis. O objetivo deste malware consiste na instalação de uma APK maliciosa que se disfarça de uma atualização de sistema.

Assim, consegue facilmente que o utilizador conceda acesso a várias permissões, que lhe permite ter acesso a uma grande variedade de informações. O malware Anubis já ficou conhecido por conceder acesso a informações sobre contactos, localização, realizar chamadas, gravar áudio, enviar mensagens e muito mais.

Um concelho para todos os utilizadores de smartphones Android

Durante muito tempo, as aplicações de 'limpeza' e 'melhoria de bateria' para os smartphones Android foram extremamente populares. No entanto, desde sempre, quase a sua totalidade não passavam de verdadeiras fraudes.

Especialmente hoje em dia, os smartphones têm mais do que capacidade para fazer uma gestão otimizada de funcionamento e consumo de energia. Por isso, não enchas os teus telemóveis com aplicações deste género. Todas elas acabam por ser desnecessárias e podem colocar-te vulnerável a ataques de hackers.

Outro tipo de aplicação que deves evitar são as que 'prometem' realizar funcionalidades básicas, como é o caso desta "Currency Converter". Precisas mesmo de uma aplicação destas? Claro que não.

Este tipo de funcionalidade pode ser realizada diretamente através da barra de pesquisa da Google. É muito mais seguro, credível e até mais rápido! Ainda mais, não corres o risco de estar a instalar aplicações que possam conter malware.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: Cuidado com estas 85 aplicações! Desinstala-as já!

Cuidado! Se tens um iPhone confirma que não tens estes jogos!

Cuidado: Confirma que não tens estas 6 aplicações Android com Spyware

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.