Cuidado com estas aplicações no smartphone, gravam tudo sem saberes!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com a crescente importância da utilização do nosso smartphone para realizar o mais variado tipo de ações, as empresas começaram a focar-se muito mais nas suas aplicações móveis, tanto para Android como iOS.

De acordo com o TechCrunch, aplicações como a Air Canada, Hollister, Expedia e Hotels.com, gravam literalmente todos os pequenos toques ou swipes que realizas nas suas aplicações utilizando o serviço GlassBox. Mas, existem várias empresas que oferecem o mesmo tipo de serviço, tal como a Appsee e UXCam.

Graças a esse crescimento, muitas empresas começaram a oferecer um serviço de análise da 'experiência dos utilizadores' enquanto utilizam as suas aplicações. De uma forma muito resumida, gravam o ecrã do teu smartphone sem que saibas de nada.

Serviços de análise de 'experiência do utilizador' colocam em risco milhões de utilizadores

Este tipo de serviço já se tornou banal. No entanto, em diversas situações acaba por se revelar um verdadeiro perigo para os utilizadores. De acordo com as mais recentes informações reveladas pelo TechCrunch, muitas aplicações populares para o iPhone não se limitam a gravar o teu ecrã, mas também revelam dados privados que te colocam em grande risco.

Ainda que possa ser extremamente constrangedor, saber que as empresas conseguem saber exatamente o que estás a fazer nas suas aplicações. Esse acaba por não ser o grande problema. Em muitas aplicações do sector da restauração, hotelaria, agências de viagens e também bancário, é um acontecimento vulgar a introdução de dados pessoais privados (tal como cartões de crédito).

Assim como seria de esperar, durante o processo de gravação da utilização do utilizador, os serviços têm ferramentas ativas que supostamente deverião esconder a apresentação deste tipo de dados. No entanto, informações descobertas pelo TheAppAnalyst, revelam que estas ferramentas não são eficazes em muitas situações. Deixando assim informações de extrema importância, ao alcance de qualquer pessoa.

É praticamente impossível saber exatamente quais são todas as aplicações que utilizam este tipo de serviços. No entanto, é quase certo que praticamente todas as mais populares o fazem. Visto ser uma ferramenta extremamente útil para analisar as ações dos seus clientes.

Por fim, ainda que os utilizadores não possam fazer muito para se proteger quanto a este tipo de acontecimento. Seria de esperar que as empresas informassem os seus utilizadores sobre estas práticas, com que muitos poderão não concordar.

Editores 4gnews recomendam:

Apple está a desenvolver um novo tipo de sensor de impressões digitais

Apple: Tens o macOS Mojave? As tuas passwords estão em risco!

Apple é acusada de bloquear os próprios carregadores

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.