Cuidado: aplicação FaceApp, que te deixa idoso, recolhe demasiadas informações sobre ti

Filipe Alves
Comentar

Infelizmente este não é um caso isolado. A aplicação que está a fazer furor por deixar os utilizadores com cara de idosos, FaceApp, está a dar que falar porque recolhe demasiadas informações sobre quem está a utilizar a aplicação.

"Se o produto é grátis, o produto és tu". Na internet funciona assim. São poucas as aplicações e serviços que são grátis e não pedem nada em troca. O Facebook é um bom exemplo disso mesmo.

Face App

Aplicação FaceApp até o teu histórico de navegação tem acesso

Ao utilizares a aplicação FaceApp tens sempre de concordar com os "termos e condições". Aquele enorme texto que pouca gente lê e que muitos não querem saber. São esses termos e condições que ditam aquilo que a aplicação ou serviço faz com os teus dados.

Pois, bem, o FaceApp tem acesso a tantos dados que assusta. Aliás, questiono-me se instalarias a aplicação pela primeira vez se soubesses desse tipo de pedidos.

Algumas das informações que são retiradas quando usas o FaceApp

  • Histórico de navegação
  • Add-ons que tenhas instalado no browser
  • "outras informações de navegação" sem dizer quais
  • Endereço de IP
  • Tipo de navegador
  • Páginas em que entras e sais na web
  • Número de cliques em cada página web
  • Links em que clicas
  • Saber que tipo de emails publicitários (da aplicação) os utilizadores abrem
  • Em que links clicam nesses emails
  • Identificador de dispositivo (para saber qual o equipamento que estás a usar)
  • A tua localização
  • Toda a tua informação é partilhada com os "parceiros de negócio"
  • As tuas fotografias são enviadas para os seus servidores (sem indicar o que fazem com elas)

FaceApp

Esta não é a única aplicação que solicita todos estes dados

Não estou em defesa desta aplicação. Muito pelo contrário. Contudo, esta não é a única aplicação que solicita todos estes dados. Aliás, o conhecido Facebook e Instagram tem algo muito idêntico implementado e não vejo ninguém muito preocupado com isso.

Infelizmente estamos num mundo onde a informação é dinheiro. Lembra-te apenas que quando o produto é grátis, é porque tu és o produto.

Um pouco sobre os termos e condições do FaceApp

"Usamos ferramentas de análise de terceiros para nos ajudar a medir o tráfego e as tendências de uso do serviço. Estas ferramentas reúnem informação enviada pelo seu dispositivo ou pelo nosso serviço, incluindo as páginas web que visita, add-ons, e outra informação que nos ajude a melhorar o serviço.

Reunimos e usamos esta informação analítica juntamente com informação analítica de outros utilizadores, para que não possa ser usada para identificar qualquer utilizador individual em particular"

Podemos ainda acrescentar "Quando utiliza o nosso serviço, os nossos servidores registam automaticamente determinadas informações do arquivo de registo, incluindo o seu pedido da Web, endereço IP, tipo de navegador, páginas de referência/saída e URL, número de cliques e a forma como interage com os links no serviço, nomes de domínio, páginas de entrada, páginas visualizadas e outras informações.

Também podemos reunir informações semelhantes de emails enviados para os nossos utilizadores, que depois nos ajudam a monitorizar quais emails são abertos e em que links os destinatários clicam."

Por fim, de forma a deixar mais clara a posição da 4gnews no que toca às tuas informações quando nos visitas, podes sempre visitar a nossa política de privacidade.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.