Cuidado com esta aplicação Android de meteorologia ainda na Play Store

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A aplicação "Weather Forecast - World Weather Accurate Radar" continua na Xiaomi Mi Powerbank 3 Pro traz tecnologia que quero ver num smartphone

De acordo com as informações, a aplicação não só obtia informação sobre a localização do utilizador, como também sobre o IMEI do smartphone e email. Além disso, foi descoberto que a aplicação "sugeria" vezes sem conta serviços de Realidade Virtual nos quais se identificavam pornografia.

Os utilizadores mais afetados por esta aplicação estão no Brasil, Malásia e Nigéria. Escusado será dizer que esta aplicação chega instalada nos smartphones da Alcatel. Ou seja, com mais de 10 milhões de instalações na Google Play Store, pode-se referir que os dados recolhidos não são poucos.

O Upstream Systems, empresa que descobriu o problema, referiu que depois de expôr a situação, que a aplicação retirou as "recomendações" de serviços, porém, continua a recolher dados em demasia.

Quais são os dados que uma aplicação de meteorologia precisa?

Só há uma informação que uma aplicação de meteorologia precisa para funcionar perfeitamente, a localização. Ainda assim, existe a possibilidade de teres a aplicação sem dares esta informação e marcares os locais onde queres que a App te ofereça as informações.

Ou seja, tudo o resto não é necessário. O email ou IMEI são informações em demasia para determinada aplicação. Aliás, isto rompe o conhecido GDPR implementado pela União Europeia no ano passado. O GDPR proíbe a qualquer empresa de obter ou partilhar os teus dados sem a tua expressa autorização.

O que deves fazer se tens esta aplicação Android instalada?

O melhor a fazeres se tens esta aplicação instalada é a apagares de imediato. Pelo menos até que a TCL nos garanta com um comunicado que já não estão a colectar informações sem autorização.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi Mi Powerbank 3 Pro traz tecnologia que quero ver num smartphone

Samsung Galaxy S10 Lite: Tamanho da bateria não impressiona

Xiaomi Redmi 7 Pro vai chegar com um gradiente que ‘salta à vista’

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.