Cuidado com esta aplicação Android de meteorologia ainda na Play Store

Filipe Alves
4 Janeiro, 2019

Cuidado com esta aplicação Android de meteorologia ainda na Play StoreA aplicação "Weather Forecast - World Weather Accurate Radar" continua na Google Play Store mesmo depois de descoberto que a aplicação está a violar a privacidade do utilizador.

O desenvolvedor da aplicação é a conhecida TCL. A empresa que comprou a Alcatel e a BlackBerry. Só isso já nos deixa a pensar que tipo de confiança é que deveremos ter face aos produtos e serviços da marca.

Vê ainda: Xiaomi Mi Powerbank 3 Pro traz tecnologia que quero ver num smartphone

De acordo com as informações, a aplicação não só obtia informação sobre a localização do utilizador, como também sobre o IMEI do smartphone e email. Além disso, foi descoberto que a aplicação "sugeria" vezes sem conta serviços de Realidade Virtual nos quais se identificavam pornografia. 

Os utilizadores mais afetados por esta aplicação estão no Brasil, Malásia e Nigéria. Escusado será dizer que esta aplicação chega instalada nos smartphones da Alcatel. Ou seja, com mais de 10 milhões de instalações na Google Play Store, pode-se referir que os dados recolhidos não são poucos.

O Upstream Systems, empresa que descobriu o problema, referiu que depois de expôr a situação, que a aplicação retirou as "recomendações" de serviços, porém, continua a recolher dados em demasia.

Quais são os dados que uma aplicação de meteorologia precisa?

Só há uma informação que uma aplicação de meteorologia precisa para funcionar perfeitamente, a localização. Ainda assim, existe a possibilidade de teres a aplicação sem dares esta informação e marcares os locais onde queres que a App te ofereça as informações.

Ou seja, tudo o resto não é necessário. O email ou IMEI são informações em demasia para determinada aplicação. Aliás, isto rompe o conhecido GDPR implementado pela União Europeia no ano passado. O GDPR proíbe a qualquer empresa de obter ou partilhar os teus dados sem a tua expressa autorização.

O que deves fazer se tens esta aplicação Android instalada?

O melhor a fazeres se tens esta aplicação instalada é a apagares de imediato. Pelo menos até que a TCL nos garanta com um comunicado que já não estão a colectar informações sem autorização.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi Mi Powerbank 3 Pro traz tecnologia que quero ver num smartphone

Samsung Galaxy S10 Lite: Tamanho da bateria não impressiona

Xiaomi Redmi 7 Pro vai chegar com um gradiente que ‘salta à vista’

Fonte | Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
5 Dicas para ter sucesso no Ultimate Team do FIFA 19 sem gastar dinheiro!
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"