A aplicação "Weather Forecast - World Weather Accurate Radar" continua na Xiaomi Mi Powerbank 3 Pro traz tecnologia que quero ver num smartphone
De acordo com as informações, a aplicação não só obtia informação sobre a localização do utilizador, como também sobre o IMEI do smartphone e email. Além disso, foi descoberto que a aplicação "sugeria" vezes sem conta serviços de Realidade Virtual nos quais se identificavam pornografia.
Os utilizadores mais afetados por esta aplicação estão no Brasil, Malásia e Nigéria. Escusado será dizer que esta aplicação chega instalada nos smartphones da Alcatel. Ou seja, com mais de 10 milhões de instalações na Google Play Store, pode-se referir que os dados recolhidos não são poucos.
O Upstream Systems, empresa que descobriu o problema, referiu que depois de expôr a situação, que a aplicação retirou as "recomendações" de serviços, porém, continua a recolher dados em demasia.
Quais são os dados que uma aplicação de meteorologia precisa?
Só há uma informação que uma aplicação de meteorologia precisa para funcionar perfeitamente, a localização. Ainda assim, existe a possibilidade de teres a aplicação sem dares esta informação e marcares os locais onde queres que a App te ofereça as informações.
Ou seja, tudo o resto não é necessário. O email ou IMEI são informações em demasia para determinada aplicação. Aliás, isto rompe o conhecido GDPR implementado pela União Europeia no ano passado. O GDPR proíbe a qualquer empresa de obter ou partilhar os teus dados sem a tua expressa autorização.
O que deves fazer se tens esta aplicação Android instalada?
O melhor a fazeres se tens esta aplicação instalada é a apagares de imediato. Pelo menos até que a TCL nos garanta com um comunicado que já não estão a colectar informações sem autorização.
Editores 4gnews recomendam:
Xiaomi Mi Powerbank 3 Pro traz tecnologia que quero ver num smartphone
Samsung Galaxy S10 Lite: Tamanho da bateria não impressiona
Xiaomi Redmi 7 Pro vai chegar com um gradiente que ‘salta à vista’
Via