
A Samsung disponibilizou na última segunda-feira (22) a segunda versão beta da sua interface One UI 8.5, mas a atualização não foi bem recebida por todos. Relatos iniciais indicam que o novo software está a provocar lentidão severa e sobreaquecimento em alguns dispositivos.
A empresa já está ciente da situação e começou a investigar a causa raiz dos problemas para corrigi-los na próxima versão do software.
O que está acontecendo?
O alerta surgiu pouco depois de o firmware ter sido disponibilizado hoje. Conforme identificou o site Sammy Fans, um utilizador de um Galaxy S25 Ultra nos EUA relatou que, imediatamente após instalar a Beta 2, o seu aparelho começou a apresentar bloqueios constantes e temperaturas elevadas.
"Após atualizar para a One UI 8.5, tenho enfrentado lentidão constante e aquecimento excessivo, mesmo depois de limpar a partição de cache."
O ponto crucial é que o utilizador especificou que a primeira versão beta estava livre dessas falhas. Os problemas começaram exclusivamente após essa atualização mais recente, indicando alguma mudança problemática no código novo.
Limpar a cache não resolve
Para quem está a enfrentar o problema, as soluções caseiras parecem não funcionar. Foi constatado que limpar a cache do aparelho — um procedimento padrão para tentar resolver lentidões — não resolveu os problemas de desempenho e sobreaquecimento.
Isto confirma que a falha é mais profunda e exige que a Samsung analise e aprimore o próprio código do firmware. Embora o relato inicial venha dos EUA, o problema pode não estar restrito apenas aos participantes daquele país.
O que fazer para resolver?
Para acelerar a correção, a empresa recomenda que os utilizadores afetados relatem o problema pela aplicação Samsung Members. Aos utilizadores de dispositivos da série Galaxy S25 que ainda não atualizaram para a nova versão, a indicação é esperar uma correção deste segundo beta ou aguardar até o lançamento da versão estável do sistema operacional.
