
O avanço desenfreado da inteligência artificial pode estar prestes a causar um grande impacto no mercado de videojogos. Segundo uma apuração do jornalista Tom Henderson do Insider Gaming — uma fonte confiável para assuntos de hardware de gaming — o aumento contínuo nos preços da memória RAM, impulsionado pela procura do setor de IA, está a gerar preocupações reais que podem levar ao atraso do lançamento da próxima geração de consolas.
A indústria como um todo está em alerta quanto à disponibilidade de componentes e o que isso representará para a produção em massa de novo hardware a um preço competitivo. Relatos indicam que os módulos de RAM sofreram um aumento de preço de várias centenas por cento nos últimos meses e, como a procura por IA não dá sinais de abrandamento, a escassez deve continuar a ser um gargalo significativo.
PS6 e nova Xbox podem chegar só em 2029
Essa situação coloca os fabricantes de consolas, como a Sony e a Microsoft, numa posição extremamente delicada. Embora os videojogos tenham sido tradicionalmente subsidiados no passado, a escalada de custos sugere que a próxima geração — que já era prevista para ser muito mais cara que a anterior — possa atingir valores ainda maiores.
Diante deste cenário, já existem conversas em altos níveis a debater se a próxima geração deve ser adiada para além da janela de lançamento prevista de 2027 e 2028. A esperança dos fabricantes é que, com mais tempo, as empresas de memória RAM consigam expandir a sua infraestrutura de produção, permitindo uma eventual queda nos preços.
Geração atual deve ficar mais cara em 2026
O problema, no entanto, não afeta apenas o futuro distante. O relatório aponta que a crise das memórias também poderá significar novos aumentos de preço para as consolas da geração atual já em 2026.
Independentemente das decisões sobre o adiamento da nova geração, a previsão é que os próximos dois anos testemunhem uma subida nos custos para o consumidor final.
