Tens criptomoedas? Cuidado com esta aplicação para Android!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Se tens criptomoedas e és daqueles que anda com o seu portfólio no smartphone Android, tens de ter cuidado com uma aplicação que foi recentemente apanhada a tentar roubar cripto aos utilizadores.

A aplicação chama-se MetaMask e está longe de ser idêntica ao verdadeiro serviço com o mesmo nome e que oferece um serviço de qualidade e também relacionado com criptomoedas.

A aplicação tinha o mesmo logótipo, e uma funcionalidade idêntica. Ou seja, deixava-te fazer transações entre carteiras de criptomoedas. Tinha apenas um senão, esta aplicação Android substituia a morada de envio para a morada do hacker.

A Google devia-se responsabilizar por a entrada desta aplicação e outras na Google Play Store

Passo a explicar. Visto que as "mordas" ou "endereços" de carteiras virtuais são enormes é quase impossível decorares a tua. Dessa forma, utilizadores guardam as moradas das suas carteiras virtuais em algum local. Bloco de notas ou até na sua carteira. Quando querem passar criptomoedas para essa carteira, copiam o endereço e colam no local para "receber" as cripto.

Esta aplicação, que imitava a verdadeira MetaTask, copiava o endereço, porém, quando colocava para enviar substituia esse endereço pelo malfeitor.

Se tens carteiras no teu smartphone Android confirma SEMPRE que aplicações instalas

Assim sendo, se usas ou já usaste o MetaTask toma em consideração que apenas existe um serviço original e que não há qualquer aplicação Android com o mesmo nome.

A aplicação em questão já foi retirada da Google Play Store depois de ter sido reportado pela ESET, contudo, deixa-nos a pensar que tipo de máquina ou pessoas estão a confirmar a entrada das aplicações na Google Play Store.

Não se sabe quantos utilizadores caíram nesta burla e a probabilidade de encontrar a pessoa que fez isto é pequena. A Google e a Apple precisam de ganhar mais responsabilidade face as aplicações publicadas nas suas lojas de aplicações.

Espero sinceramente que um dia tanto uma empresa como outra sejam as principais responsáveis em caso de burla. Afinal de contas, eles é que abrem as portas para que desenvolvedores deste género chegue aos nossos smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

Medalhas olímpicas de 2020 serão feitas de antigos smartphones

Facebook Messenger: Como apagar mensagens enviadas em 3 passos

Google Pixel 4 trará possibilidade muito pedida nos topo de gama

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.