Criptomoedas: O que aconteceu com o Bitcoin? Voltará a valorizar?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

As criptomoedas foram motivo para entusiasmo no ano passado. Principalmente o Bitcoin! A criptomoeda mais famosa do planeta chegou a ser avaliada quase nos 20 mil dólares (17 mil Euros), um valor simplesmente inacreditável para algo não tangível.

Isto significa que se tivesses 1Bitcoin em dezembro de 2018 podias tê-lo vendido por quase 20 mil dólares. O mesmo Bitcoin neste momento vale pouco mais de 6200$ (5400€).

Vê ainda: Spotify: Não precisarás de Spotify Premium para ignorar publicidades

Dá que pensar. O Bitcoin caiu tão rápido quanto subiu. Mas será que isto é normal? O que acontecerá no futuro?

Antes de mais tenho de referir que não sou nenhum consultor nem conselheiro financeiro. Sempre referi que investir criptomoedas é um risco e que devias apenas investir o valor que estás disposto a perder.

Bitcoin continua a ser a líder das criptomoedas

O Bitcoin até pode ser uma das criptomoedas mais famosas do mundo, contudo, não vejo a criptomoeda a ser comercial. Nem hoje nem amanhã. Tens de olhar para o Bitcoin como se fosse ouro.

Até podes ter muito ouro em casa mas sempre que queres sair não podes esperar pagar no restaurante ou no café com lascas de ouro. Esta criptomoeda não é prática. As transações demoram muito para se concretizar e a falta de estabilidade faz investir em Bitcoin um risco. O que hoje vale 10 mil euros amanhã pode não valer nada ou valer 1 milhão.

Acredito que as criptomoedas terão um papel fundamental no futuro, todavia, não acredito que o Bitcoin seja a criptomoeda comercial. Para isso teremos produtos como Ethereum, EOS, ADA ou até Bitcoin Cash. Serviços que conseguem fazer transações mais rápidas e ter uma escala maior.

Criptomoedas são o futuro, contudo, a sociedade terá de evoluir para tal

Se o Bitcoin vai voltar a subir? Se acredito que as criptomoedas serão o futuro também acredito que este "Asset" subirá. Volto a dar o exemplo do ouro. Embora não o possas utilizar em qualquer lado como forma de pagamento não deixa de ser um dos materiais mais valiosos do mundo. Já pensaste que o ouro nada mais é do que uma pedra?

O Bitcoin, tal como outras criptomoedas, trazem um valor à sociedade. Transferências transparentes e a eliminação do "midle man". Ou seja, os bancos deixarão de ter o papel que têm nos dias de hoje. Guardas o teu dinheiro na carteira virtual e nada tens de pagar por isso.

O Bitcoin teve uma subida demasiado exagerada. O hype à volta da criptomoeda foi demasiado alto. As pessoas estavam a meter lá dinheiro sem perceber porquê.

As criptomoedas voltarão a crescer mas para tal a sociedade tem de crescer também e perceber que HODL (guardar as criptomoedas à espera que o valor suba para as vender) não pode ser o pão nosso de cada dia. As criptomoedas foram feitas para serem transacionadas não guardadas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Note 9: Faz o download dos Wallpapers do smartphone

Google Maps: Faz aqui o download da última versão para Android

Fortnite acaba de tirar 50$ Milhões dos bolsos da Google

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.