
Crescimento de 11% no crédito automóvel
De acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal, o crédito automóvel registou um crescimento de 11%, face ao período homólogo do ano passado. Neste momento, este segmento de crédito representa já 38% do total do montante concedido.
Entre janeiro e maio de 2025, os portugueses fizeram pedidos para crédito automóvel num valor total de 1,4 mil milhões de euros.
Avança o site Razão Automóvel que, através de locação financeira, o montante concedido para a aquisição de carros novos atingiu o valor de 3617,5 milhões de euros enquanto o total concedido para a aquisição de carros usados foi inferior; totalizou 945,3 milhões de euros.
Venda de automóveis elétricos e híbridos aumenta em Portugal
A venda de Evs e híbridos está a registar um crescimento em Portugal, segundo informações recentemente divulgadas pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
A entidade avançou que as vendas de novos veículos ligeiros elétricos, plug-ins e híbridos registaram um aumento de 44,3%, face ao mesmo mês do ano anterior.
Diz a ACAP que a venda de modelos elétricos, em específico, cresceu 21,5% em junho deste ano, face ao mês homólogo de 2024. Foram “matriculados 4.642 ligeiros de passageiros novos”.
A mesma entidade comunica ainda que no primeiro semestre de 2025, foram matriculados 25.017 novos veículos elétricos de passageiros. Tal significa que este segmento de mercado verificou um aumento de 30,2%, face ao mesmo período do ano anterior.
Os elétricos estão a ganhar força em Portugal e recentemente o Volkswagen ID.3 provou a resistência de bateria num teste de longa duração.