A Cortana é a assistente pessoal que a Microsoft incorpora nos seus serviços e é uma das melhores no seu segmento. Desde que foi apresentada pela primeira vez em abril de 2014, esta tem vindo a receber cada vez mais novidades que a têm tornado numa ferramenta quase indispensável para o utilizadores Windows.
Vê também: Renders do Surface Phone aparecem na China
De entre as inúmeras funcionalidades que a Microsoft está a preparar para o lançamento da Creators Update, a Cortana não poderia ser esquecida e também ela receberá algumas novas funcionalidades bem interessantes.
Talvez a mais interessante de todas seja a Universal Clipboard, que te permitirá sincronizar de uma forma ainda mais simples conteúdo entre os vários dispositivos Windows 10 que possuas. Com esta nova funcionalidade poderás simplesmente utilizar o comando de voz "Copy to" para ordenares à Cortana que copie o teu conteúdo para onde desejares, seja ele para outro dispositivo ou simplesmente para outra localização no teu PC, tablet ou smartphone. Para quem não se sentir à vontade com os comandos de voz, terão sempre uma interface própria para o mesmo efeito.
A segunda novidade trará aos dispositivos com Windows 10 uma verdadeira sincronização de notificações. Esta nova funcionalidade permitirá que as notificações sejam sincronizadas de uma forma bidirecional. Ou seja, não só o teu PC será capaz de apresentar as notificações do teu smartphone como o inverso será também possível. Para ativares esta funcionalidade terás de adicionar os equipamentos em causa como "confiáveis" nas definições da Cortana.
Por último, mas não menos importante, terás a possibilidade de desbloquear o teu PC através do teu smartphone. Neste caso não há muito a referir, o teu smartphone - talvez com uma sincronização via Bluettoth ou wireless - será capaz de servir como uma forma de autenticação para a teu PC. Esta última funcionalidade poderá ser ativada recorrendo às políticas de grupo.
A Creatros Update será a próxima grande atualização a ser disponibilizada para Microsoft para todos os seus dispositivos com Windows 10. A mesma deverá ser libertada no início do próximo ano, porém, nenhuma data especifica foi ainda divulgada pela Microsoft para a sua chegada.
Talvez queiras ver: