A experiência de usar os serviços da CP online e no telemóvel mudou radicalmente esta semana. A empresa lançou uma grande atualização à sua presença digital, com uma nova aplicação de raiz e novas funcionalidades no site que podem, finalmente, tornar a gestão das tuas viagens de comboio mais simples e moderna.
Já podes comprar o Passe Ferroviário Verde na app
A grande estrela desta revolução é a nova aplicação da CP, que foi transformada numa verdadeira "carteira de mobilidade". A funcionalidade mais pedida e mais importante é, sem dúvida, a integração do Passe Ferroviário Verde. Já podes comprar e gerir o passe diretamente na app.
É uma excelente notícia para os mais de 500 000 utilizadores deste serviço. Para além disso, a app permite-te agora acompanhar as tuas viagens em tempo real, para saberes exatamente onde anda o teu comboio e se está atrasado (e por quantos minutos).

Comprar bilhetes sem fazer login
A par da nova app, o site cp.pt também foi alvo de uma modernização importante para reduzir a burocracia. Passas a poder entrar na tua área de cliente usando a Chave Móvel Digital. É método de autenticação muito mais rápido e seguro. Outra novidade bem-vinda é a possibilidade de comprar bilhetes sem teres de fazer login, o que simplifica imenso o processo para viagens ocasionais.
E esta aposta na digitalização traz um benefício extra e bastante significativo para a tua carteira. Como agora podes pedir o teu Cartão CP em formato físico ou digital através do site, o seu custo desce drasticamente. Esquece os antigos 12 euros, pois o novo cartão passa a custar apenas 50 cêntimos.
Segundo o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, este é mais um passo na "revolução" do transporte ferroviário em Portugal, que se segue ao sucesso do Passe Ferroviário Verde. O objetivo é o de tornar o comboio uma opção cada vez mais atrativa e fácil de usar.
Problemas iniciais
Como é relatado pela TSF e foi confirmado pela Comboios de Portugal, as primeiras horas foram de problemas no acesso tanto à nova app como ao novo site. No decorrer da escreita deste artigo esses problemas parecem-nos ultrapassados.