O ano de 2020 tem características bastante peculiares, tendo contribuído para vários fenómenos inéditos.
O YouTube, por exemplo, fez questão de destacar o aumento dos registos de horas de consumo de vídeos relacionados com videojogos, que ascenderam aos 100 mil milhões. Para isto, contribuíram 40 milhões de canais gaming ativos, comparados com os 35 milhões existentes no ano passado.
Covid-19 contribui para crescimento a todos os níveis
O facto de vivermos um cenário de pandemia global, com milhões de pessoas confinadas às suas casas, fez disparar a procura por conteúdos de entretenimento, com várias plataformas a registarem recordes absolutos em termos de tráfego.
Os responsáveis pelo YouTube indicaram hoje que cerca de 80 mil criadores chegaram aos 100 mil subscritores durante o ano de 2020. Mais ainda, mais de mil canais atingiram os 5 milhões de inscritos enquanto outros 350 criadores de conteúdos tocaram a marca dos 10 milhões.
Tudo junto estabelece um ano recorde para a plataforma, que revelou algumas estatísticas interessantes sobre os conteúdos mais procurados, com forte incidência nos jogos Battle Royale.
Alguns dos jogos mais populares em 2020
- Minecraft
- Garena Free Fire
- Fortnite
- Grand Theft Auto V
- PUBG Mobile
Criadores com mais visualizações no YouTube Gaming
- FGTeeV (EUA)
- Jelly (Holanda)
- Flamingo (EUA)
- Robin Hood Gamer (Brasil)
- ItsFunnneh (Canadá)
Apesar de todas as circunstâncias particulares do ano de 2020, a verdade é que o mercado de videojogos, em todas as suas vertentes, tem crescido de forma exponencial ao longo das últimas décadas.
A indústria gera cada vez mais dinheiro, fruto de enorme procura, como são exemplos os problemas de escassez de produto registados aquando dos lançamentos das consolas de nova geração e novo hardware informático orientado para os videojogos.
Editores 4gnews recomendam:
- O público é quem mais ordena. Ghost of Tsushima é o Jogo do Ano!
- Gran Turismo 7 será exclusivo PS5, mas teremos de esperar mais que o previsto
- Asus ROG Phone 4? Smartphone com Snapdragon 888 apanhado no Geekbench