COVID-19. Amazon acusada de inflacionar preços durante a pandemia!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com um recente relatório da organização sem fins lucrativos Public Citizen, a Amazon tem inflacionado os preços de muitos dos produtos básicos que vende durante a pandemia de COVID-19. Entre os aumentos mais escandalosos, estão obviamente másaras de proteção, álcool gel e spray desinfetante.

No caso das máscaras descartáveis, é impossível que não chamasse à atenção, visto que entre abril e agosto foi verificado um aumento de 900%. No relatório é possível ver que no dia 1 de abril, um pack de 50 máscaras descartáveis custava $4 e no dia 16 de agosto esse mesmo pack custa $39,99.

No caso do spary desinfetante, o aumento foi superior a 80%, passando de $7 para $13. Outro aumento impossível de ignorar foi no papel higiénico, que passou de $6,89 para $37.

Amazon passa a "batata quente" para a concorrência, mas as provas são indiscutíveis!

Em diversas ocasiões, a Amazon afirmou a sua posição totalmente contra a prática de inflação de preços durante este tipo de situações. Mais ainda, prometeram dedicar muitos dos seus recursos ao controlo de produtos vendidos por terceiros na sua plataforma. No entanto, este relatório aponta para diversos produtos que são "vendidos pela Amazon", ou seja, não há desculpa.

Ainda assim, em declarações feitas ao site Engadget, um representante da Amazon decidiu passar a "batata quente" para os seus rivais.

"Tal como dissemos no passado, não há lugar para inflação de preços na AMazon e isso inclui os produtos vendidos diretamente pela Amazon. Os nossos sistemas estão concebidos para igualar ou bater os melhores preços disponíveis entre os nossos rivais. Se for identificado um erro, trabalhamos para o corrigir o mais rapidamente possível."

Desta forma, parece que a Amazon acaba por culpar a sua concorrência no que respeita ao aumento dos seus próprios preços. Com vários algoritmos automatizados em prática, os preços acabam por ser atualizados de forma automática. Ou seja, se os rivais aumentarem os preços, a Amazon acaba por fazer o mesmo de forma automática.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 10T Pro: preços revelados na Amazon antes do tempo (não vais gostar)
  • Mais problemas para a Huawei: marca deixa de receber chips da Samsung nos próximos dias!
  • Tesla volta a ser acusada de negligência. Acidente na China matou duas pessoas!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.