Costumas ir correr? Tens mesmo de conhecer os novos recursos do Strava

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 3 min.

Se gostas de correr ou andar de bicicleta, então é bem possível que já tenhas ouvido falar na aplicação do Strava. Ao que tudo indica, esta app dedicada a atletas vai acrescentar alguns recursos bem interessantes.

De acordo com o The Verge, um dos sonhos mais antigos dos utilizadores vai ser cumprido: ter modo escuro. Para além disso, também é expectável que haja um plano de assinatura familiar, mapas de calor noturnos e Inteligência Artificial (IA).

O modo escuro vai funcionar para planos pagos e gratuitos

Começando pelo modo escuro, a boa notícia é que está prestes a chegar. A pior parte é que não é para já. Aparentemente, esta ferramenta só poderá ser utilizada a partir do fim do verão.

Aquando da sua chegada, o utilizador poderá escolher entre usar este modo permanentemente ou não. Como se tudo isso não fosse boa notícia o suficiente, também é animador saber que o recurso funcionará para planos pagos e gratuitos.

Pode parecer um acrescento relativamente simples, mas o diretor de produtos do Strava assegura que não é bem assim. Nas palavras de Matt Salazar, foi preciso haver “muito investimento” para que tal fosse possível.

Sobre a relação da app com o público, Salazar acrescenta que o Strava ouve, atentamente, as pessoas. Nas palavras do próprio, um dos aspetos que mais alegra a equipa relaciona-se com o facto do público sentir que as suas preces são ouvidas.

Posto isto, vamos ao assunto quente do momento: a IA. Um dos recursos que está mesmo a caminho é o Athlete Intelligence Beta. Na prática, este consegue fazer um resumo do teu treino, com base nos dados que vão sendo registados.

Strava App
Imagem Ilustrativa (via Strava)

O Athlete Intelligence Beta é como se fosse o teu treinador virtual

No fundo, é como se tivesses uma espécie de treinador. Este compara os teus resultados com os objetivos de treino a que te propões. De forma a poderes evoluir, o Strava ainda te dará sugestões de onde deves melhorar, segundo o The Verge.

Ainda assim, um aspeto particularmente interessante acerca do novo recurso de IA do Strava é que não sentirás que estás na presença de um chatbot. Antes pelo contrário, o Athlete Intelligence Beta tem em conta o mais importante: o contexto.

Imagina que estás doente, ou até que no dia seguinte tens uma prova e não queres dar o máximo de esforço possível no treino. Esta funcionalidade tem forma de o interpretar, com base nas tuas indicações.

Ainda no tópico da IA, há outra ferramenta a caminho: o Leaderboard Integrity. Isto basicamente serve para detetar aqueles que gostam de dar a entender resultados que não correspondem à realidade.

Ou seja, suponhamos que vais correr 5 quilómetros. Se, por algum motivo, arranjas forma de indicar na app que o fizeste em 3 minutos, a IA do Strava marcará a atividade como “irregular, improvável ou impossível”. Posteriormente a isso, a plataforma incentiva-te a corrigir.

Os mapas de calor noturnos avisam-te as zonas mais e menos desertas para correr

Há outro recurso prestes a chegar que também pode ser bastante importante. Principalmente para os atletas que não gostam de se expor ao risco de correr sozinhos em zonas desertas.

De modo a evitar isso, o Strava tem mapas de calor noturnos. Através destes, consegues ver em que zonas há uma maior densidade de atletas. Isso pode ajudar-te a escolher os caminhos com um menor potencial de perigo.

Por fim, também é importante destacar o plano de assinatura familiar. Segundo o The Verge, através destes, os recursos premium tornam-se mais fáceis de ser acedidos.

Neste tipo de plano, poderás acrescentar mais 3 pessoas, que não têm de ser obrigatoriamente da tua família. Quanto a preços, ainda não há valor definido, mas o Strava avisa que pode variar consoante a região.

Espera-se que este plano seja lançado no verão ou pouco após da altura do ano referida. Contudo, em muitos mercados, deverá sair até ao final do ano.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.