Cortana Microsoft Amazon Alexa Google
Cortana da Microsoft perdeu um recurso para o Windows 10

2018 iniciou-se há poucos dias, mas a Microsoft Cortana já foi alvo de inúmeras notícias, bem como a Amazon Alexa ou até a Google Assistant. Hoje, mais uma vez, é da Cortana que se trata o artigo.

De facto, a Microsoft tem um árduo trabalho pela frente, no sentido em que a sua assistente virtual – que já mostrou ser uma das melhores, se não a melhor – tem vindo a perder interesse para os consumidores no tempo presente.

Vê ainda: Huawei – Utilizadores já têm 5GB de Cloud gratuito em Portugal

Não é que os que a utilizavam anteriormente tivessem deixado de o fazer. A questão é que o mercado das assistentes virtuais tem crescido mais do que a Cortana em si. Ou seja, em vez da voz da Microsoft, os novos utilizadores optam pela Google Assistant ou pela Alexa da Amazon.

Esteja onde estiver, a Cortana da Microsoft tem muito potencial…tal como a Alexa da Amazon ou a Google Assistant!

Dessa forma, a gigante de Redmond começou já a realizar algumas alterações à próxima grande versão do Windows 10 – conhecida ainda como Redstone 4 – e, consequentemente, na Cortana.

Houve rumores até que indicaram que a mesma seria um projeto que estaria prestes a ser colocado de parte pela Microsoft, mas tal foi desmentido pela empresa norte-americana durante o Consumer Electronics Show, em Las Vegas.

Com efeito, a Cortana passará a ter um novo lar na seguinte atualização do Windows 10, isto é, mais próxima do Centro de Ação. Aliás, dependendo das configurações que os utilizadores da plataforma escolherem com base nas suas preferências, a assistente virtual poderá até estar mais conectada com o local onde estão todas as notificações.

Por outro lado, o processo passará por fazer da Cortana, para PC pelo menos, uma assistente cuja ajuda será dada através da escrita do que pela voz. Afinal, ao contrário do que acontece com os dispositivos especializados para tal – como o Amazon Echo ou o Google Home -, ninguém gosta de conversar com um PC.

Em vez disso, a Microsoft Cortana passará a adotar um estilo mais clássico, baseado numa pequena conversa como se de um chat se tratasse. Ou seja, escrito. Seja como for, estas serão alterações que ainda tardarão para chegar e até lá muito poderá mudar.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia – dbrand não poupa criticas à marca finlandesa

HTC U11 EYEs – Eis o novo smartphone Android da HTC

Android Oreo – última versão beta chega aos Samsung Galaxy S8

Fonte

Desde cedo comecei a interessar-me pelo que podia fazer no computador. Porém, a grande paixão surgiu com o primeiro telemóvel e complementou-se com os smartphones. Nada há a dizer, são simplesmente fantásticos e úteis em todo o tipo de situações.