Cortana chegará brevemente ao ecrã de bloqueio do teu Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Quem possui um smartphone Android sabe muito bem que a assistente pessoal da Google é o Google Now. Já olhando para a Cortana, esta é pertença da Microsoft, mas ainda assim a empresa de Redmond optou, já há muito tempo, por levar a sua assistente pessoal para os sistemas operativos móveis concorrentes ao seu.

Vê também: Nokia marca apresentação para a MWC17, novos smartphones a caminho?

Qualquer um que queira experimentar o poder da Cortana no seu Android pode fazê-lo com a simples instalação da aplicação respondente no seu smartphone. Aplicação essa que será atualizada em breve com um nova funcionalidade interessante.

Dentro em breve, todos os que usam a Cortana no seu Android poderão aceder à mesma diretamente do seu ecrã de bloqueio. Esta nova funcionalidade funcionará com qualquer launcher, seja ele o Google Now Launcher ou um outro desenvolvido por terceiros.

Para poderes então aceder diretamente à Cortana, terás apenas de deslizar o seu logótipo para a esquerda ou para a direita, com qualquer um dos atalhos que nos permite aceder à câmara ou ao telefone do nosso Android. Assim que aberta a Cortana, poderás executar qualquer função a que está habituado. Poderás perguntá-lhe por qualquer informação, marcar um compromisso, programar um alarme para uma determinada hora, ou seja, qualquer função para a qual esta seja competente.

Este tipo de funcionalidades levanta ainda uma questão de segurança, pelo facto de qualquer um - mesmo sem desbloquear sequer o teu smartphone - poder executar qualquer uma destas e outras funções. Se estiveres preocupado com tal, se calhar o melhor será ainda não ativares esta funcionalidade. No futuro, espera-se que a Microsoft arranje forma de esconder algumas informações mais sensíveis a este atalho.

Esta nova funcionalidade encontra-se ainda em fase de testes e, portanto, acessível apenas aos que fazem parte do programa beta da aplicação da Cortana, sendo tornada pública em breve. Se quiseres desde já experimentar esta funcionalidade, basta juntares-te ao programa.

Talvez queiras ver:

Processadores Exynos chegarão aos automóveis da Audi

Galaxy S8: Parte frontal dos sucessores dos Galaxy S7 aparece em “leak”

“iPhone X” com ecrã 5.8” OLED? Analista diz que sim

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.