
Um BMW i3, um Nissan LEAF e um Chevy Spark EV. Estes três carros elétricos baratos enfrentaram-se numa pista na Carolina do Norte durante 24 minutos para ver qual conseguia ir mais longe sem ficar sem bateria.
A corrida foi organizada pelo canal de YouTube Out of Spec Reviews e o resultado surpreendeu mais pelo desempenho final das baterias do que pela velocidade em pista.
Uma corrida de resistência diferente: só durava 24 minutos

Esquece as 24 Horas de Le Mans ou de Nürburgring. Aqui a lógica foi outra. Os organizadores chamaram-lhe uma corrida de resistência de 24 minutos. E o objetivo era simples: descobrir qual dos três elétricos low-cost duraria mais tempo e cobriria mais distância antes de esgotar a carga.
Cada carro contou com dois condutores, dividindo o tempo em pista em duas metades. O conceito era direto. Os concorrentes estavam longe de ser novos. O i3, o LEAF e o Spark são modelos com autonomia limitada e baterias já algo fatigadas pelo tempo.
No vídeo completo da corrida (que pode ser visto abaixo), o Chevy Spark EV cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, seguido pelo Nissan LEAF. O BMW i3 ficou para trás, com uma diferença significativa. Mas quando a equipa fez as contas finais, a história ganhou outra dimensão.
Spark lidera em pista, mas o i3 surpreende no fim

Apesar da desvantagem na pista, o BMW i3 terminou com mais autonomia restante: 4,8 km, contra os 1,6 km do LEAF e do Spark. No entanto, isso não se refletiu na pontuação: o i3 não somou pontos, enquanto a equipa do LEAF levou para casa 500 pontos e a do Spark, 1.000.
Ninguém ficou sem bateria, ninguém foi penalizado, mas a corrida mostrou que nem sempre a vitória está onde se espera, principalmente quando falamos de eficiência energética e autonomia.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News