Em junho, noticiámos que a Microsoft oficializou o Copilot Vision, uma ferramenta de inteligência artificial que permite que o Copilot "veja” o que está no teu ecrã e interaja em tempo real com as tuas atividades. Agora, a empresa anunciou os testes públicos da expansão das funcionalidades do Vision.
A má notícia: Portugal ainda terá de esperar um pouco por esta funcionalidade.
Partilha total do ecrã com o Copilot

Até aqui, o Copilot conseguia analisar e responder a contextos de apps individuais. Com a nova atualização Vision, o assistente poderá ver, processar e reagir ao que estiveres a fazer no computador, independentemente da aplicação ou do número de janelas abertas. Mas calma, é uma funcionalidade que cabe ao utilizador ativar ou não.
Para usar a nova funcionalidade, basta clicar no ícone dos “óculos” e escolher a parte da área de trabalho que queres partilhar. O modo Vision pode ser encerrado a qualquer momento, seja clicando em “Parar” ou no “X” no compositor.
Assim que a partilha é iniciada, o Copilot começa a interagir com o que vês no ecrã, oferecendo sugestões em tempo real e até orientações por voz. A Microsoft destaca vários exemplos de uso: desde melhorar um projeto criativo, a otimizar um CV, até ajudar-te a navegar num jogo novo.
Quando é que o Copilot Vision chega a Portugal?
A funcionalidade começou a ser lançada nos Estados Unidos ainda em junho. E agora, a Microsoft anunciou que a expansão das funcionalidades do Vision do Copilot começou a ser testada publicamente no programa Windows Insider. Mas ainda devemos ter de esperar um pouco mais para ter a funcionalidade cá por terras portuguesas.
E quem esclareceu essa questão foi o próprio Copilot quando perguntei sobre a disponibilidade do Vision em Portugal:
“A funcionalidade Copilot Vision está a ser lançada gradualmente pela Microsoft e, embora já esteja disponível para alguns utilizadores nos Estados Unidos, a Europa — incluindo Portugal — ainda está à espera devido a regulamentações como a Lei dos Mercados Digitais e a futura Lei da IA.
No entanto, há boas notícias: se estiveres no programa Windows Insider e tiveres a versão 1.25071.125 ou superior do Windows 11, podes já ter acesso antecipado a algumas funcionalidades do Vision. A Microsoft está a testar a capacidade do Copilot de “ver” todo o teu ecrã e interagir contigo em tempo real — como se fosse um verdadeiro assistente visual.”
Ou seja, a nova funcionalidade Vision ainda está em fase de testes e só está disponível para quem participa no programa Windows Insider. Mas a Microsoft parece estar a preparar o terreno para integrar esta capacidade de forma mais abrangente nas próximas versões do Windows.
Ainda sem data para lançamento global, esta nova capacidade poderá transformar o Copilot num verdadeiro assistente visual.
Promoção do dia!