Consegues imaginar a tua vida sem Smartphone?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Olhando para trás, há cerca de 10 anos vivia perfeitamente feliz sem qualquer smartphone. Aliás, nem mesmo os primeiros iPhones me fizeram olhar duas vezes para aquele estranho telemóvel, grande, sem teclas. Quem diria que em 2017 ia querer experimentar um telemóvel inteligente chinês, o UMi Z.

Quem diria, hoje já ninguém quer um smartphone com teclas, hoje já podemos comprar topos de gama a bom preço, exemplo disso é o UMi Z.

O jovem Bacelar tinha um Nokia, aliás, uns quantos Nokia's (N70, N80 e N95) e foi a muito custo que me rendi aos smartphones. Estava longe de imaginar que passados todos estes anos iria olhar para uma marca desconhecida e para um nome estranho, a UMi e o seu UMi Z.

Mais Informações e Preços do UMi Z

Para mim um telemóvel servia para comunicar através de mensagens de texto (SMS) e chamadas. Tirar algumas fotos rudimentares, jogar um ou outro jogo simples nos momentos de ócio e pouco mais. Até que por fim adquiri um smartphone e tudo mudou.

O Galaxy Y Pro foi o meu primeiro smartphone e pelo preço que na altura paguei, ficaria hoje tão bem servido com um UMi Z. Oxalá o estigma pelas "marcas chinesas" ou "smartphone Xingling" desapareça. A verdade é que já não precisamos de pagar um preço premium para ter um bom equipamento.

Hoje, já ninguém consegue viver sem um telemóvel inteligente (chamemos-lhe smartphone). Vivemos presos a um ecrã, fixados nas redes sociais, espelho narcisista de uma felicidade falsa, forçada com o único intuito de parecer mais feliz que os demais. Desenganem-se, não passa de fachada, necessidade de atenção, dependência da aprovação alheia.

Desde o momento em que acordamos e pegamos no smartphone para ver as horas, consultar o email, ver as notificações das redes sociais. Quando vemos alguém a partilhar uma foto feliz pela manhã bem cedo, das duas uma, ou ainda não dormiu ou está claramente a mentir.

Os smartphones tornaram-se uma extensão do ser humano, mais comuns do que os óculos para ler, mais populares do que os óculos de sol. Comuns, variados, repetitivos, caros e baratos, há de tudo neste enorme mercado onde cada marca se esforça por ser reconhecida entre as demais.

Mais Informações e Preços do UMi Z

A UMi é uma dessas marcas e este é um daqueles artigos onde aproveito para partilhar um pouco da minha história, dando também a conhecer um dos produtos cujo futuro se assemelha promissor, o UMi Z reúne boas especificações e um preço baixo para que virtualmente qualquer pessoa possa ter um flagship no seu bolso.

Aliás, a palavra flagship, bastante utilizada aqui no site refere-se ao Topo de Gama, ao Top de Linha, Carro Chefe ou, numa tradução literal, ao navio almirante. Aquele que conduz os demais.

A verdade é que os smartphones tornaram as nossas vidas mais cómodas. Muito mais do que um telefone ou telemóvel, os smartphones afirmaram-se como agenda, câmara fotográfica, reprodutor de música, lanterna, ponto de ligação ao mundo, plataforma de jogos, objeto de estilo. Hoje em dia os smartphones já são bem elegantes e bem construídos, veja-se este UMi Z e o seu design.

Contudo, um dos grandes problemas dos smartphones é a duração da bateria, até porque passamos várias horas por dia colados ao seu ecrã. Aqui, várias marcas têm tentado aumentar o tamanho das baterias e gerindo melhor o consumo energético. Algumas com maior taxa de sucesso do que outras.

Mais Informações e Preços do UMi Z

Confesso que já fui mais "viciado" no smartphone do que sou agora. Até há bem pouco tempo dava mais atenção ao que se passava no mundo da internet do que àquilo que estava à minha frente. Um hábito que me saiu caro...

Agora, dou me por contente com um smartphone não muito potente, nada surpreendente, sem grandes especificações ou funcionalidades. Vivo com um iPhone 6 e apenas uso o básico (merecendo o iOS um louvor) pois o essencial não está plasmado num ecrã mas sim no brilho de sorriso.

Contudo, e porque este artigo assim o exige, se estás à procura de um novo smartphone com boas especificações e preço acessível, sem menosprezar a qualidade de construção e design, creio que gostarás de conhecer o UMi Z.

Talvez queiras ver:

Samsung confirma que já começou a distribuir o Nougat aos Galaxy S7

Nokia 8: Este é o topo de gama que queremos ver, e ter!

A época da Apple chegou ao fim: a visão de Peter Thiel, co-fundador do PayPal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.