Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Conhece o novo "empregado" da Tesla: é robot e faz coisas incríveis

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnologia avança a um ponto que, há uns anos, era verdadeiramente imaginável. Prova disso é o novo robot humanóide da Tesla, ainda em fase de desenvolvimento. Chama-se Optimus X e já é possível vê-lo em ação.

Trying to be useful lately! pic.twitter.com/TlPF9YB61W

— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) 5 de maio de 2024

A publicação acima foi feita este domingo, dia 5 de maio. Como é possível ver, o Optimus X já se encontra num nível de especialização bastante elevado. Entre as várias funcionalidades que consegue desempenhar, o robot consegue, inclusive, corrigir os seus erros.

O Optimus X já anda a ser testado nas fábricas da Tesla

Ao observar o vídeo com atenção, conseguimos reparar que o humanóide da Tesla utiliza câmaras e sensores para entender o que o rodeia. De momento, a fase ainda é de testes, sendo que a Tesla já anda a treinar o Optimus X nas suas fábricas.

Na prática, isto significa que a mão de obra humana neste tipo de atividades braçais poderá vir a ser diminuída. Com o refinamento de robots humanóides como o da Tesla, esta é uma possibilidade que existe.

Contudo, há quem veja este cenário de uma forma diferente. No setor dos robots humanóides, o chefe de produção da Mercedes chegou a pronunciar-se sobre o assunto.

Para Jörg Burzer, esta adição será benéfica, já que o setor apresenta falta de pessoas interessadas em trabalhar. Por isso, este acredita que o papel dos humanóides fará com que outros profissionais da equipa tenham maior liberdade para trabalhos especializados.

O robot consegue caminhar

Optimus X
Optimus X (via vídeo Tesla)

Entre as várias habilidades que o Optimus X evidencia, há outro pormenor que salta à vista. Tal como o vídeo evidencia, o robot tem a capacidade de caminhar durante longos metros.

Recorde-se que a Tesla tem dado atualizações sobre a evolução do Optimus X. De acordo com a Teslarati, especialista em assuntos da marca, o robot terá a capacidade de dobrar roupas, separar objetos e muito mais.

Tanto assim é que, para Elon Musk, falta pouco mais de um ano para o Optimus X começar a entrar ao serviço de forma globalizada. O CEO da Tesla acredita que estes poderão começar a ser vendidos no fim de 2025.

Quanto a preços, também já uma estimativa próxima daquilo que deverá ser a realidade. Como chegou a referir Musk, este deverá andar à volta dos 23 000€ e 28 000€.

Complexity per unit mass is much higher with humanoid robots, but still I think it ends up costing less than half of a car

— Elon Musk (@elonmusk) 26 de março de 2024
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.